Bitcoin: China ganha um concorrente de peso como “paraíso” da mineração de criptomoedas

Diante da grande popularidade da moeda, tem se tornado cada vez mais difícil minerar, e países com baixo custo de energia elétrica têm tido vantagem

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A China ainda é considerada o centro da mineração mundial de bitcoins, mas isso pode estar começando a mudar. Diante da grande popularidade da moeda, tem se tornado cada vez mais difícil minerar, e países com baixo custo de energia elétrica têm tido vantagem.

Na China, além disso, até pouco tempo os “pools” tinham taxas reduzidas e incentivos para trabalharem no país, mas o próprio governo está mudando esta visão. Com este cenário, outros países tentam se aproveitar, como é o caso do Paraguai, que tem elevado bastante os grupos de mineração de bitcoin no país com projetos e incentivos.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas é uma pequena nação europeia que está começando a assumir um lugar de protagonismo neste mercado: a Islândia. Neste ano, o país vai usar mais eletricidade no processo de mineração do que para abastecer todas as suas residências.

A população da Islândia, de aproximadamente 340 mil pessoas, utiliza cerca de 700 GWh de eletricidade por ano. “O que estamos vendo agora é quase um crescimento exponencial, penso eu, no consumo [de energia] desses data centers”, disse à BBC Johann Snorri Sigurbergsson, porta-voz da empresa de energia HS Orka. A empresa estima que sejam usados 840 GWh para mineração.

Uma das maiores vantagens do país é a facilidade para se gerar energia. Por ter uma grande quantidade de vulcões em sua área, a geração de energia fica mais fácil, e consequentemente, mais barata. Isso tem atraído muitas pessoas a criarem grupos de mineração no país.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, tanto a mineração de bitcoin quanto as casas da Islândia usam uma quantidade relativamente pequena da eletricidade total consumida no país. Mesmo assim, Sigurbergsson alerta que a demanda excessiva dos centros de dados de criptomoedas podem criar um problema: “Se todos esses projetos forem realizados, não teremos energia suficiente”.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.