Líderes das maiores economias vão discutir uma regulação global para o Bitcoin em março

Integrante do BCE disse que autoridades deveriam se concentrar nas oportunidades criadas pelas criptomoedas, e introduzir regras que protejam os investidores a previnam atividades ilícitas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Com a crescente adesão ao bitcoin no mundo todo, diversos países têm aumentado os debates sobre uma regulação para o mercado de criptomoedas, e a nova tendência é a discussão sobre leis globais para as chamadas moedas digitais. Segundo o Financial Times, os líderes das maiores economias do mundo planejam discutir um estrutura regulatória na próxima conferência do G20, em março.

A declaração foi feita por Benoît Couré, do BCE (Banco Central Europeu), na última semana durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. O executivo alertou para o fato de que as autoridades econômicas deveriam se concentrar nas oportunidades criadas pelas criptomoedas, e introduzir regras que protejam os investidores a previnam atividades ilícitas.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Como você compreende e como você controla esses portais entre o universo das moedas paralelas e o sistema financeiro regular?”, questionou ele, que é membro do conselho do BCE. “Isso está sendo discutido, e haverá respostas”. “Mas não percam de vista as oportunidades”, completou.

“O avesso dessa discussão, aquilo que o bitcoin diz a nós como dirigentes de bancos centrais, é que nossos sistemas de pagamentos são caros demais e lentos demais, e temos de agir quanto a isso e criar métodos melhores de pagamento transnacional, porque isso é bom para o desenvolvimento e para a inclusão financeira”, afirmou.

Diversos países têm levantado debates sobre uma regulação do bitcoin e outras moedas, incluindo o Brasil. Atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto para criar regras neste mercado. enquanto isso, o Japão está próximo de completar um ano desde que regulou as criptomoedas, sendo considerado um exemplo no assunto, apesar de ainda sofrer com problemas no mercado.

Continua depois da publicidade

“Vamos agir quanto aos riscos e quanto a regulamentação e proteção dos investidores primários, mas também quanto à lavagem de dinheiro e ao financiamento para o terrorismo”, disse Couré. “A comunidade internacional vai se reunir e preparar uma resposta, e minha expectativa, por exemplo, é que a reunião do G20 em Buenos Aires, em março, se concentre muito nessas questões”, completou o conselheiro do BCE.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.