Yellen diz que bitcoin é “altamente especulativo” e “não é uma fonte estável de valor”

"O Bitcoin neste momento desempenha um papel muito pequeno no sistema de pagamento", afirmou a chair do Fed

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, comentou nesta quarta-feira (13) em coletiva de imprensa o que pensa sobre o bitcoin. Segundo ela, este é um ativo “altamente especulativo” e que o banco central americano atualmente olha com cuidado, mas não tem nenhum papel neste mercado de criptomoedas.

“O Bitcoin neste momento desempenha um papel muito pequeno no sistema de pagamento. Não é uma fonte de valor estável e não constitui concurso legal. É um bem altamente especulativo”, disse Yellen após o Fed anunciar uma alta de juros nos EUA. Yellen fez poucos comentários sobre o aumento do debate sobre as criptomoedas desde que seu mandato começou. Ela disse que em 2014 o Fed não tinha autoridade para regular o bitcoin e reiterou esse ponto hoje.

“O Fed realmente não desempenha qualquer papel regulatório no que diz respeito ao bitcoin, além de garantir que as organizações bancárias que supervisionamos estejam atentas, gerenciando adequadamente as interações que eles têm com os participantes nesse mercado e monitorando adequadamente a anti-lavagem de dinheiro”, disse Yellen.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em resposta a uma outra pergunta, a presidente do Fed disse que alguns bancos centrais globais estão olhando para experimentar suas próprias moedas digitais, mas isso não é algo que o Fed pensa em fazer no futuro próximo.

“Eu realmente quero advertir, isso não é algo que o Federal Reserve está considerando seriamente agora”, disse. “Enquanto estamos pesquisando sobre este tópico, há, na minha opinião, benefícios limitados de introduzir isto, uma necessidade limitada e algumas preocupações substanciais”, completou a chairwoman.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.