Bancos japoneses estão estudando criar sua própria moeda digital, a J-Coin

"O projeto está nos estágios iniciais, e acabamos de realizar reuniões de estudo com outras instituições", disse um porta-voz do Mizuho

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Os bancos japoneses estão planejando lançar sua própria moeda digital chamada J-Coin, segundo informou a CNBC nesta quarta-feira (27). O Grupo Mizuho é uma das instituições que lidera o movimento. “O projeto está nos estágios iniciais, e acabamos de realizar reuniões de estudo com outras instituições”, disse um porta-voz do banco ao portal americano.

O Financial Times informou na terça-feira que um consórcio de bancos, incluindo o Japan Post Bank, estava envolvido no projeto e que a J-Coin seria lançada a tempo para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Apesar disso, a CNBC diz que ainda não houve aprovação dos reguladores.

“Ela ficará vinculada com o iene japonês, e será usada para fazer pagamentos e transferências através de um aplicativo de celular”, disse o porta-voz do Mizuho. O banco já vem explorando o espaço para a moeda digital nos últimos meses.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.