BHP entra com pedido de contribuição contra Vale (VALE3) em processos por Mariana

Mineradora australiana disse que o pedido de contribuição é uma etapa processual, uma vez que a Vale não foi incluída como ré no processo inglês

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Grupo BHP Austrália e o Grupo BHP Reino Unido disseram na sexta-feira que apresentaram sua defesa e um pedido de contribuição contra a Vale (VALE3) em relação aos processos ingleses relativos ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015.

A mineradora australiana disse que o pedido de contribuição é uma etapa processual, uma vez que a Vale não foi incluída como ré no processo inglês.

A ação sustenta que, se a defesa falhar e eles forem condenados a pagar indenização aos reclamantes no processo inglês, a Vale deverá contribuir com qualquer valor devido.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tanto o Grupo BHP Austrália quanto o Grupo BHP Reino Unido são réus em uma ação coletiva que busca indenização por supostos prejuízos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão. A unidade era de propriedade e operada pela Samarco, joint venture entre a subsidiária da BHP no Brasil e a Cal.

“A BHP continuará a defender os processos ingleses, que acredita serem desnecessários porque duplicam questões já cobertas pelo trabalho existente e em andamento da Fundação Renova e processos judiciais no Brasil”, afirmou a companhia.