BCE vê grau de incerteza elevado e risco de alta para projeções de inflação

Neste contexto, é prudente manter uma abordagem cautelosa quanto à política monetária, de acordo com Schnabel

Estadão Conteúdo

Publicidade

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel afirmou que o atual grau de incerteza nas projeções da entidade para a inflação da zona do euro é elevado, destacando que há riscos de alta para as previsões, durante entrevista ao Le Monde, divulgada no site do BCE nesta quarta-feira, 22.

“Estamos bem cientes da incerteza em torno de nossas projeções de inflação. Existe um risco para o lado positivo”, disse a banqueira-central.

Schnabel ressaltou que o BCE também monitora “muito de perto” as evoluções no nível de salários ao longo de todo o bloco monetário, que no momento registram “crescimento moderado” que pode aumentar em breve, segundo relatos de empresas coletados pela entidade.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mesmo assim, ainda que a inflação fique elevada “por algum tempo”, a dirigente espera uma moderação nos preços ao longo de 2022, à medida que as pressões ligadas à reabertura da economia deixem de fazer efeito. Há, porém, incerteza sobre a velocidade e o ritmo desta moderação.

Neste contexto, é prudente manter uma abordagem cautelosa quanto à política monetária, de acordo com Schnabel, e por isso o BCE decidiu por uma normalização da política monetária gradual e em ritmo lento.

“Se respondêssemos muito rapidamente à inflação, haveria o risco de asfixiar a recuperação ao restringir as condições de financiamento de forma muito abrupta”, avaliou.

Continua depois da publicidade

A recente onda de infecções por coronavírus na Europa tem exercido pressão de baixa sobre a atividade, e agora o BCE espera um desempenho modesto da economia da zona do euro no quarto trimestre de 2021, ressaltou Schnabel.

A fraqueza na atividade pode, inclusive, ser estendida para os primeiros três meses do ano que vem, mas a recuperação que seguirá deve ser robusta, projetou a dirigente.

Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês