BCE escolhe Amazon, Nexi e mais três empresas para desenvolver interface de euro digital

Os outros participantes são a multinacional espanhola CaixaBank, a plataforma de pagamentos francesa Worldline e o banco italiano Nexi

CoinDesk

(Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou nesta sexta-feira (16) que escolheu cinco organizações para ajudar a desenvolver interfaces de usuário para um potencial euro digital.

A lista inclui a Amazon, a maior empresa de comércio eletrônico do mundo por capitalização de mercado, e a European Payments Initiative, um grupo de 31 bancos e instituições de crédito.

Os outros participantes, selecionados entre 54 candidatos, são a multinacional espanhola CaixaBank, a plataforma de pagamentos francesa Worldline e o banco italiano Nexi, focado em pagamentos.

Continua depois da publicidade

O BCE estuda a emissão de um euro digital há dois anos. A ideia é usar a moeda digital exclusivamente para facilitar pagamentos pessoais dentro da União Europeia.

A decisão sobre a emissão ou não da moeda deve ser divulgada em setembro de 2023. Enquanto isso, possíveis opções de design serão testadas, e os resultados serão revelados no primeiro trimestre do ano que vem.

A UE está entre as cerca de 100 jurisdições que exploram ativamente as moedas digitais do banco central (CBDCs), que são formas digitais de moedas soberanas como o dólar americano ou o euro.

Continua depois da publicidade

Embora o bloco esteja muito atrás de países como a China – que já tem cidadãos usando uma CBDC –, está à frente de outras grandes jurisdições como os EUA, que ainda precisam decidir se o dólar digital é de interesse nacional.

Para o teste de design do BCE, cada uma das cinco empresas vai avaliar usos específicos. A Amazon, por exemplo, trabalhará em pagamentos de comércio eletrônico, de acordo com o BCE.

“O futuro será construído em novas tecnologias que permitem pagamentos modernos, rápidos e baratos”, disse Max Bardon, vice-presidente da Amazon Payments, em um e-mail para o CoinDesk.

Continua depois da publicidade

A CaixaBank vai desenvolver uma aplicação móvel que simula os passos que os utilizadores vão dar para transferir euros digitais para as suas contas bancárias ou para outras pessoas.

A Worldline explorará pagamentos offline entre indivíduos, enquanto a EPI e a Nexi focarão em pagamentos de varejo nos pontos de venda.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil