Banco Central chinês injeta 12 bi de yuans em liquidez e corta juro de repo reversa

Medida faz parte de série de iniciativas adotadas pelo gigante asiático para manter seu crescimento econômico em 2022

Equipe InfoMoney

(Getty Images)

Publicidade

O Banco do Povo da China (PBoC) anunciou nesta segunda-feira (19) a injeção de 12 bilhões de yuans no mercado, por meio de operações que visam “manter a liquidez estável” diante da desaceleração da segunda maior economia do planeta.

De acordo com o comunicado, a autoridade monetária restabeleceu uma linha de recompra (repo) reversa de 14 dias e cortou a taxa de juros do instrumento em 10 pontos-base, a 2,15%. A medida adicionará 10 bilhões de yuans ao sistema.

Outros 2 bilhões yuans serão injetados por uma operação de repo reversa de 7 dias, com juro de 2,00%.

Continua depois da publicidade

A China vem na contramão do restante do mundo. Enquanto Estados Unidos e Europa adotam medidas mais restritivas, o gigante asiático vem estipulando medidas monetárias mais frouxas para tentar bater a meta de crescimento da economia em 2022, que é de 5,5%.

No final de agosto, o país anunciou um pacote de mais de um trilhão de yuans (cerca de US$ 146 bilhões) focado em gastos com infraestrutura.

Apesar disso, analistas continuam duvidando que o país conseguirá crescer o que espera neste ano – a crise imobiliária e os diversos lockdowns, em meio à política de Covid Zero, devem impactar diretamente a performance econômica. Economistas consultados pela Bloomberg projetam um crescimento inferior a 4%.

Continua depois da publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Tópicos relacionados