B3 lança aplicativo para investidor

O aplicativo permite que o investidor tenha acesso, em um só lugar, a todas as informações sobre extratos, proventos e evolução de seus investimentos custodiados na bolsa

Camille Bocanegra

Foto: Jonathas Costa / InfoMoney
Foto: Jonathas Costa / InfoMoney

Publicidade

 A B3 (B3SA3) lançou aplicativo B3 para garantir acesso a informações sobre extratos, proventos e evolução de investimentos. O app está disponível gratuitamente para download neste link.  

De acordo com a operadora da Bolsa, o canal oficial tem por objetivo oferecer ao investidor “na palma da mão, uma visão única de seu patrimônio, acompanhando seus investimentos de renda fixa e renda variável de forma centralizada, acessível e segura”.

O aplicativo permite que o investidor tenha acesso, em um só lugar, a todas as informações sobre extratos, proventos e evolução de seus investimentos custodiados na bolsa, mesmo que eles estejam em contas de corretoras diferentes. 

Continua depois da publicidade

“Com o avanço da tecnologia e a busca por eficiência, a gestão de investimentos exige ferramentas que reduzam fricção e aumentem a transparência. Com isso, o investidor melhora a análise de risco e toma decisões mais estratégicas. O app atende esta demanda, uma vez que consolida todas as carteiras em um mesmo espaço e traz relatórios detalhados para que os usuários façam transações financeiras mais assertivas”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3. 

Como acessar o App 

Para acessar o aplicativo B3, o investidor deve baixar o aplicativo em seu celular e utilizar login e senha da Área do Investidor. Caso não esteja cadastrado na Área do Investidor B3, ele receberá automaticamente um e-mail para o endereço cadastrado em seu banco ou corretora, com instruções para criação de senha. 

Toda a experiência de usabilidade do app será personalizada a partir da classificação do usuário em perfis de investidor. A B3 mapeou quatro perfis: iniciante, em formação, estratégico ou especialista. Este mapeamento será feito no formato de quiz, no momento do cadastro. Para cada perfil, haverá uma experiência de navegabilidade que corresponda ao seu momento como investidor com notícias personalizadas sobre o mundo dos investimentos. 

De acordo com a B3, o aplicativo garantir acesso a quatro áreas:

Gestão de carteira: onde os investidores poderão acompanhar de forma simplificada suas posições consolidadas tanto em renda fixa quanto em renda variável, a partir da visualização de gráficos com distribuição de ativos por produto, classe e instituição. 

Evolução patrimonial: mostra o crescimento em reais e em percentual do patrimônio, nos formatos de gráfico de barras ou modo de apresentação em linha, permitindo uma maior flexibilidade de análise do cliente. As imagens são interativas e, ao clicar em um período específico, o usuário saberá exatamente a variação no intervalo de tempo analisado.​ 

Continua depois da publicidade

Extrato de dividendos: traz toda a informação do investidor referente à renda passiva, tais como os proventos recebidos nos últimos 90 dias​ e os proventos a receber dos recursos provisionados para os próximos 12 meses.​ 

Notícias e eventos: Além de notícias, o aplicativo traz, ainda, um calendário de eventos recomendando os compromissos mais relevantes para o investidor de acordo com seu perfil mapeado. 

“O app B3 traz uma visão realmente unificada e estratégica do portfólio, com um padrão de controle e leitura claro, intuitivo e personalizado. Estamos oferecendo informação e conhecimento aplicável para que o investidor tenha segurança em sua jornada de alocação de recursos”, completa Paiva. 

Tópicos relacionados