AMER3

B2W troca de nome e código na Bolsa a partir da próxima segunda-feira

Mudança ocorre em meio à fusão dos ativos físicos da Lojas Americanas com os ativos digitais da B2W

SÃO PAULO – A B2W (BTOW3) vai mudar de nome na Bolsa brasileira na próxima segunda-feira (19), passando a se chamar “Americanas”. O código de negociação na B3 também mudará, para “AMER3”.

A mudança ocorre em meio à cisão parcial da Lojas Americanas, com a união dos ativos físicos da companhia com os ativos digitais da B2W.

As novas ações serão creditadas no dia 21 de julho para os acionistas que tenham suas ações custodiadas na B3. Já para aqueles com ações custodiadas no livro escritural, o recebimento será no dia 28 de julho.

De acordo com comunicado divulgado pela companhia, os acionistas que tiverem posição na companhia até o fechamento do pregão desta sexta-feira (16), receberão 0,18 ação ordinária para cada papel deste segmento ou preferencial.

Neste contexto, a Lojas Americanas, mesmo sem os ativos operacionais, seguirá sendo negociada na B3 sob os códigos (LAME3) e (LAME4), sendo um “veículo de investimento” dos acionistas.

Entenda

Em 10 de junho, a Lojas Americanas enviou comunicado ao mercado anunciando a união dos ativos físicos da companhia com os ativos digitais da B2W.

A proposta já havia sido divulgada semanas antes pelos controladores das duas companhias, com os termos de troca e detalhes da operacionalização.

A ideia é que a B2W passe a ser uma plataforma de varejo completo, com físico e digital integrados, enquanto a Lojas Americanas passe a ser a Americanas Inc.: a proposta inclui uma eventual listagem da holding nos Estados Unidos por meio de uma migração da base acionária da companhia, a ser chamada de Americanas Inc.

Essa mudança não necessariamente implica que os investidores de LAME terão um retorno negativo com a transação, dado que eles também ganharão novas ações de AMER3 (na proporção já mencionada de 0,18 AMER3 para cada 1 LAME). Leia mais aqui.

PUBLICIDADE

Em relatório divulgado no fim de maio, os analistas da XP destacaram, contudo, que, após a fusão, os preços de LAME poderão cair, uma vez que eles não representarão mais os ativos operacionais da empresa, mas somente uma parcela de 38,9% da AMER3 (onde todos os ativos operacionais estarão alocados).

Quer entender o que é o mercado financeiro? Assista à série gratuita “Carreira no Mercado Financeiro” e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.