Atenção, traders: Bovespa e Wall Street passam a ter “delay” de 150 minutos na abertura a partir de hoje

Em função do fim do horário de verão nos Estados Unidos, o mercado de Wall Street passa a abrir às 12h30 (horário de Brasília) a partir de hoje

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Os investidores brasileiros terão, a partir desta segunda-feira (7), que se adaptar ao atraso de 150 minutos entre a abertura do pregão da BM&FBovespa e a das bolsas americanas. Sem Wall Street nas primeiras horas de negociação, a liquidez no mercado brasileiro tende a ser mais reduzida, o que pode provocar um aumento da volatilidade nesse período.

Em função do fim do horário de verão nos Estados Unidos, o mercado de Wall Street passa a abrir às 12h30 (horário de Brasília) a partir de hoje, com fechamento às 19h, uma hora depois da BM&FBovespa. Até a última sexta-feira, as bolsas americanas funcionavam das 11h às 18h30. No Brasil, o mercado à vista da BM&FBovespa funciona das 10h às 18h. 

Com isso, esse “delay” entre a abertura da Bovespa e as bolsas americanas sobe para 150 minutos e, como o investidor estrangeiro corresponde por praticamente metado do volume negociado na Bovespa, o reflexo disso acaba sendo de maior volatilidade nas horas iniciais de pregão. Isso porque, com o descompasso maior, o investidor precisará esperar para ver o “humor” dos estrangeiros em relação ao mercado brasileiro, já que o horário de abertura das bolsas americanas não a toa coincide com um aumento do giro financeiro na Bovespa. Em outras palavras: é a hora que os estrangeiros entram (ou saem) de vez do mercado brasileiro. 

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira, os principais índices acionários americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registravam altas de 1,47%, 1,60% e 1,78%, respectivamente, a 18.150 pontos, 2.118 pontos e 5.136 pontos, segundo cotação das 13h23. Já o Ibovespa registrava alta de 2,98%, a 63.432 pontos.  

Tópicos relacionados