Às vésperas de 1º grande teste no Congresso, Wall Street azeda com dúvidas sobre habilidade de Trump

 Mercado mostrou nervosismo às vésperas da primeira grande disputa legislativa do presidente americano

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à proximidade de um grande teste de Donald Trump no Congresso, as bolsas dos EUA registram queda. com destaque para as ações do setor financeiro. Dow Jones registra baixa de 0,93%, enquanto S&P500 tem queda de 1,02% e Nasdaq cai 1,47%, de acordo com cotação das 15h45 (horário de Brasília), com os mercados do país registrando o pior desempenho do ano. 

O mercado mostra um movimento de cautela em meio ao nervosismo com a capacidade do presidente dos Estados Unidos de avançar com as reformas, o que também afetou os mercados europeus nesta sessão. 

Trump advertiu os parlamentares republicanos nesta terça-feira de que os eleitores poderiam puni-los se não aprovarem um projeto de lei para desfazer o Obamacare, em uma nova pressão na primeira grande disputa legislativa de sua Presidência. 

Continua depois da publicidade

“As preocupações de que os republicanos não têm votos suficientes para aprovar a legislação de saúde (estão) afetando as ações e direcionando as apostas no mercado já que isso provavelmente provocará atrasos na legislação tributária também”, disse Stephane Ekolo, estrategista-chefe do Market Securities, de acordo com informações da Reuters. A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deve votar o projeto na quinta-feira.

Em destaque de queda, estão as ações do setor bancário, em meio às expectativas de que também poderá haver atrasos na desregulamentação do segmento, que havia impulsionado os papéis nos últimos meses. 

Vale destacar que as perspectivas de cortes tributários e grandes estímulos fiscais nos EUA também ajudaram a impulsionar os ganhos dos mercados europeus e americanos nos últimos meses, que também registraram queda de olho em Trump. Na Europa, o DAX (Alemanha) fechou em queda de 0,75%, enquanto o CAC-40 (França) teve queda de 0,19%. O FTSE, do Reino Unido, teve baixa de 0,69%. 

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.