Apesar de queda das commodities, Ibovespa Futuro tem leve alta seguindo ADRs no feriado

Preocupações com a China e com a oferta de petróleo ofuscam otimismo pós-feriado, que envolve resultado das eleições na Argentina

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta nesta segunda-feira (23), seguindo o comportamento dos ADRs (American Depositary Receipts) brasileiros no feriado. No cenário internacional, a vitória do candidato pró-mercado Maurício Macri na Argentina gera expectativa de liberalização da economia. Enquanto isso, os preços de commodities caem, especialmente os do petróleo depois da Venezuela dizer que o barril pode ir a US$ 20 se a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não agir para estabilizar o mercado.  

Às 9h08 (horário de Brasília), o contrato futuro do Ibovespa para dezembro subia 0,19%, a 48.815 pontos. Já o dólar futuro para o mesmo mês tinha leve alta de 0,09% a R$ 3,734. 

Também tinha algum peso por aqui o Relatório Focus, com a mediana das projeções de diversos economistas, casas de análise e instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 oscilou de uma retração de 3,10% para uma de 3,15%. Já no caso do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o medidor oficial de inflação utilizado pelo governo, as projeções são de que haja um avanço de 10,33% este ano.

Continua depois da publicidade

Ainda no Brasil, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse querer rever subsídio que não gera resultados e que o investidor estrangeiro quer definições sobre o País. Entre as preocupações dos “gringos” estariam quando Brasil vai garantir o orçamento de 2016 e também a visão de médio e longo prazo. “O País não pode ter gasto crescendo mais que o PIB sistematicamente”, disse. Para ele, o investidor quer saber se Brasil só vai aumentar imposto ou se fará reformas, como a da Previdência. 

Cenário externo
As bolsas mundiais têm um dia de leves quedas, assim como os preços das commodities têm baixa; o barril do brent cai mais de 2%, com preocupações globais sobre um excesso de oferta global do petróleo. Além do petróleo, as commodities metálicas também registram desvalorização com investidores receosos de que a mudança da China para a economia de serviços reduza a demanda por metais. 

Os mercados chineses tiveram baixas nesta segunda-feira, com o setor de telecomunicações liderando as perdas e os investidores permanecendo cautelosos antes de uma nova onda de listagens na bolsa. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,56% para 3.753 pontos.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o dia é de leves quedas nas bolsas europeias, de olho nos comentários do Federal Reserve sobre política monetária. Segundo o presidente do Fed de San Francisco, John Williams, o banco central norte-americano, e outros bancos centrais globais precisam considerar novos instrumentos de estímulo para lidar com o que podem ser, de maneira permanente, as taxas de juros mais baixas em todo o mundo, disse ele no sábado. Porém, para ele, há um forte argumento para o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) começar a elevar as taxas de juro de curto prazo em dezembro, se continuarem sendo divulgados dados positivos sobre a economia americana.

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.