Vendo forte correção do Ibovespa esta semana, analista aponta para uma “janela de oportunidades” em ações

Para o analista Rodrigo Cohen, da Rico Corretora, o Ibovespa Futuro pode buscar um fechamento de "gap" deixado no dia 18 de maio até quarta-feira, levando o para os 59.860 pontos, e várias ações podem seguir a mesma direção

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Uma figura de reversão e um “gap” deixado em 18 de maio (o pregão do “circuit breaker”) no gráfico do Ibovespa Futuro apontam para a possibilidade de uma forte correção do mercado no curto prazo, alerta o analista Rodrigo Cohen, da Rico Corretora, em vídeo divulgado na segunda-feira à noite em seu grupo do Facebook “Trading Insights”. Para ele, o índice futuro tem espaço para cair até os 59.860 pontos até a próxima quarta-feira (14). 

Segundo ele, o gráfico do índice traz uma clara figura de reversão conhecida como “M” e que pode ser considerada também como um “topo duplo”. A projeção dessa figura aponta exatamente para os 59.860 pontos, que coincide com um “gap” de baixa deixado no gráfico de 5 minutos do índice no dia 18 de maio, quando o Ibovespa à vista caiu 8,8%, no pior pregão desde 22 de outubro de 2008. Para quem conhece e segue a análise técnica, um “gap” funciona como um imã para os ativos. A expectativa é que os preços retornem até a máxima do candle que antecede o “gap” (no caso dele ser de baixa) no intuito de fechá-lo.  

Quer ser avisado sobre os próximos programas do analista Rodrigo Cohen? Clique aqui e inscreva-se

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O índice futuro e muitas ações deixaram um gap de baixa interessante no dia 18, enquanto o dólar fez um gap muito grande para cima. Acho que há uma grande chance do mercado cair e muitas ações podem ir na mesma direção. A partir de hoje, quem quiser se posicionar nesse sentido pode ser interessante, mas, claro, pensando em um stop para as operações”, comentou. 

Entre os ativos que parecem interessantes para buscar um fechamento de “gap”, ele cita: Itaú Unibanco, Vale e Petrobras.

Embora repita que não é uma previsão, mas uma leitura dos gráficos, o analista comenta que essa correção – de cerca de 1.700 pontos – do índice pode acontecer até quarta-feira, que promete ser um dia de forte volatilidade no mercado. Destaque para dois eventos: a divulgação dos estoques de petróleo nos Estados Unidos, que, na semana passada, derrubaram as ações da Petrobras após os dados decepcionarem as projeções; e a decisão do Fomc (Federal Open Market Committee) às 15h (horário de Brasília). 

Continua depois da publicidade

O analista Rodrigo Cohen apresenta o programa “Técnicas e Trades da Semana”  todas as segundas-feiras na InfoMoneyTV às 18h (horário de Brasília); aos domingos, ele conduz a série “Ultramaratona Profissão Trader”, com transmissão ao vivo a partir das 20h.