Agronegócio brasileiro busca ampliar acordos com asiáticos

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lidera uma missão comercial que visitará países asiáticos para ampliar e conquistar novos mercados e atrair investimentos

Datagro

Publicidade

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi viaja nos próximos dias para Ásia com agenda voltada para conciliação de acordos comerciais. A partir de terça-feira (6), Maggi lidera uma missão comercial que visitará mais seis países asiáticos, por 20 dias, com o objetivo de ampliar e conquistar novos mercados e atrair investimentos para o agronegócio brasileiro.

Brasil busca ainda mais aproximação com o mercado chinês

Por meio de nota, o Mapa informou que a viagem ao continente asiático faz parte do esforço do governo federal para elevar de 7% para 10%, em cinco anos, a participação do Brasil no comércio agrícola mundial. “Precisamos aprofundar as parcerias que já temos e conquistar novos destinos para nossos produtos agropecuários”, destacou o ministro.

De acordo com Blairo Maggi, a forma mais rápida de o país sair da crise é por meio do agronegócio. Isso demonstra a importância da missão à Ásia: “A ideia é provocar os mercados, estimulá-los e mostrar que temos coisas para vender e estamos dispostos a comprar também. Como agricultor, entendo que se você não plantar não colhe. Essa visita é um plantio, uma possibilidade. Quem sabe a gente não consegue abrir alguns mercados.”

Continua depois da publicidade

Durante a visita à Ásia, a missão brasileira irá levar as seguintes pautas para o exterior: a ampliação ou a abertura do acesso a mercados para carnes (bovina, suína e de aves), lácteos, gado vivo, material genético avícola, frutas e matéria-prima para ração. Além disso, o ministro tratará da habitação de plantas frigoríficas e cooperação técnica e científica com a Embrapa.