Conab vê aumento de 3,6% na produção de grãos em 2020

A safra brasileira de soja, milho, algodão e arroz deve aumentar em 3,6% no ciclo 2019-20, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).Para a soja, o estudo mostra um crescimento de área de 1,7% na safra 2019-20, que é abaixo da média de aumento anual de 3% dos últimos cinco anos. A produtividade deve crescer […]

Equipe InfoMoney

Publicidade

A safra brasileira de soja, milho, algodão e arroz deve aumentar em 3,6% no ciclo 2019-20, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para a soja, o estudo mostra um crescimento de área de 1,7% na safra 2019-20, que é abaixo da média de aumento anual de 3% dos últimos cinco anos. A produtividade deve crescer em torno de 140 kg/ha e a produção deve crescer em 7 milhões de t.

“A expectativa é que os preços do mercado futuro tenham recuperação, graças à redução da área plantada nos EUA, alcançando US$9,37 o bushel”, afirmou, o diretor de política agrícola e informações da Conab, Guilherme Bastos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No caso do milho, problemas climáticos na safra norte-americana podem elevar as exportações brasileiras e corroborar para aumento de área em 2019-20. A previsão atual é de aumento de área de 1 milhão de hectares, para 18,3 milhões de hectares na próxima safra. A produtividade, contudo, deve cair em 321 kg/ha e a produção total recuar em 38.000t, chegando em 99,2 milhões de t. “Há também a expectativa de aumento de 2% na demanda interna de milho para uso na ração animal”, disse Bastos.

O estudo mostrou que o estoque final da temporada 2019-20 deve ficar em 2,8 milhões de t de soja, com consumo de 48 milhões de t e exportação de 72 milhões de t.

O algodão poderá sofrer uma redução de 6% de área e quase 7% na produção devido ao aumento dos estoques finais e redução dos preços internacionais. Com isso, a previsão é que a safra seja de 2,5 milhões de t com uma área plantada de 1,5 milhão de hectares.

Continua depois da publicidade

O Brasil é hoje o maior exportador de soja e o segundo maior de milho e algodão.

Para o arroz, está prevista uma redução de área de 19.000 hectares, o que levará a uma área plantada de 1,6 milhão de hectares, ainda concentrada na região Sul. A produtividade tende a continuar crescendo com a migração para áreas irrigadas e uso de mais tecnologias. A safra de arroz deverá ser de aproximadamente 10,7 milhões de t.