Em mercados / agro

Conab vê aumento de 3,6% na produção de grãos em 2020

grãos

A safra brasileira de soja, milho, algodão e arroz deve aumentar em 3,6% no ciclo 2019-20, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para a soja, o estudo mostra um crescimento de área de 1,7% na safra 2019-20, que é abaixo da média de aumento anual de 3% dos últimos cinco anos. A produtividade deve crescer em torno de 140 kg/ha e a produção deve crescer em 7 milhões de t.

"A expectativa é que os preços do mercado futuro tenham recuperação, graças à redução da área plantada nos EUA, alcançando US$9,37 o bushel", afirmou, o diretor de política agrícola e informações da Conab, Guilherme Bastos.

No caso do milho, problemas climáticos na safra norte-americana podem elevar as exportações brasileiras e corroborar para aumento de área em 2019-20. A previsão atual é de aumento de área de 1 milhão de hectares, para 18,3 milhões de hectares na próxima safra. A produtividade, contudo, deve cair em 321 kg/ha e a produção total recuar em 38.000t, chegando em 99,2 milhões de t. "Há também a expectativa de aumento de 2% na demanda interna de milho para uso na ração animal", disse Bastos.

O estudo mostrou que o estoque final da temporada 2019-20 deve ficar em 2,8 milhões de t de soja, com consumo de 48 milhões de t e exportação de 72 milhões de t.

O algodão poderá sofrer uma redução de 6% de área e quase 7% na produção devido ao aumento dos estoques finais e redução dos preços internacionais. Com isso, a previsão é que a safra seja de 2,5 milhões de t com uma área plantada de 1,5 milhão de hectares.

O Brasil é hoje o maior exportador de soja e o segundo maior de milho e algodão.

Para o arroz, está prevista uma redução de área de 19.000 hectares, o que levará a uma área plantada de 1,6 milhão de hectares, ainda concentrada na região Sul. A produtividade tende a continuar crescendo com a migração para áreas irrigadas e uso de mais tecnologias. A safra de arroz deverá ser de aproximadamente 10,7 milhões de t.

 

Tudo sobre:  Agronegócio  

Contato