Cofco quer comprar mais soja do Brasil

A trading chinesa de agrícolas Cofco planeja aumentar a quantidade de soja que compra no Brasil em 5% ao ano nos próximos cinco anos.A Cofco está aumentando suas compras no Brasil porque atualmente vê um ambiente de negócios mais previsível, disse o chairman da Cofco, Jingtao Chi. A Cofco exportou 13 milhões de t de soja do país no […]

Equipe InfoMoney

Publicidade

trading chinesa de agrícolas Cofco planeja aumentar a quantidade de soja que compra no Brasil em 5% ao ano nos próximos cinco anos.

A Cofco está aumentando suas compras no Brasil porque atualmente vê um ambiente de negócios mais previsível, disse o chairman da Cofco, Jingtao Chi. A Cofco exportou 13 milhões de t de soja do país no ano passado, disse Chi.

A tentativa da empresa de impulsionar o comércio com o Brasil ocorre em meio a preocupações crescentes com a guerra comercial EUA-China, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os EUA imporiam tarifas adicionais às importações chinesas a partir de 1º de setembro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

EUA e Brasil juntos respondem por cerca de 64% da produção mundial de soja e 84,1% das exportações da oleaginosa. A China importa quase 57% do volume total de soja negociado em todo o mundo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina Dias, disse que é cedo demais para se avaliar o impacto da guerra comercial EUA-China ou como o Brasil poderia tirar proveito dessa disputa se a China procurar alternativas para atender sua demanda doméstica.

“As discussões [entre os EUA e a China] vão continuar e vamos acompanhar de perto para ver as vantagens que o Brasil poderia ter com esse enfrentamento”, afirmou a ministra.

Continua depois da publicidade

Quando perguntada se o Brasil tem uma preferência na disputa em meio às tentativas do presidente Jair Bolsonaro de melhorar os laços políticos com os EUA, Tereza Cristina disse que o governo brasileiro não tem lados, e sua preferência é “vender produtos agrícolas brasileiros”.

Tópicos relacionados