Brasil eleva projeção para exportação de grãos

O Brasil prevê maiores exportações de grãos no ciclo 2018-19 diante da expectativa de recorde na produção e em meio à escalada da guerra comercial EUA-China.A estimativa de agosto para as exportações de soja aumentou para 70 milhões de t, ante 68 milhões de t previstas em julho, enquanto para as exportações de milho, a […]

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Brasil prevê maiores exportações de grãos no ciclo 2018-19 diante da expectativa de recorde na produção e em meio à escalada da guerra comercial EUA-China.

A estimativa de agosto para as exportações de soja aumentou para 70 milhões de t, ante 68 milhões de t previstas em julho, enquanto para as exportações de milho, a projeção subiu de 33,50 milhões de t para 34,50 milhões de t, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China pode favorecer as exportações brasileiras de grãos, uma vez que a China, maior importadora de soja do mundo, suspendeu suas importações de produtos agrícolas norte-americanos depois que o presidente Donald Trump ameaçou impor tarifas adicionais sobre $300 bilhões em produtos chineses, a partir de setembro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda segundo a Conab, a produção total de grãos e oleaginosas do Brasil deverá atingir um recorde de 241,33 milhões de t em 2018-19, acima da projeção de 240,65 milhões de t apresentada no mês passado e superior aos 227,67 milhões de toneladas apurados em 2017-18.

O salto da safra atual foi impulsionado pela produção de milho, que é estimada em 99,31 milhões de t, acima da previsão do mês anterior de 98,5 milhões de t e da produção do ano passado de 80,7 milhões de t. O milho de inverno, que responde por quase dois terços da produção anual de milho, é semeado depois que a soja é removida dos campos durante o verão. A Conab prevê um recorde de produção de 73,07 milhões de toneladas de milho de inverno este ano, 35,6% superior ao resultado da safra 2017-2018.

“O clima no início da safra contribuiu decisivamente para o avanço do plantio”, informa o relatório da Conab. “A continuidade dessas boas condições impactaram positivamente o estabelecimento das lavouras de segunda safra, proporcionando excelente ritmo para o cultivo nos principais estados produtores.”

Continua depois da publicidade

A colheita da soja, por sua vez, está chegando ao fim, restando apenas algumas partes das regiões Norte e Nordeste. A produção de soja deve chegar a 115,07 milhões de t, de acordo com a Conab, 3,5% abaixo da segunda maior safra de 119,28 milhões de toneladas em 2017-18. O Brasil é o maior exportador mundial da oleaginosa.

Tópicos relacionados