Brasil pode exportar menos soja e estoques devem subir

Queda no ritmo de embarques de soja com origem no Brasil pode levar a alta dos estoques no país

Equipe InfoMoney

Publicidade

Por ARC Mercosul

O ritmo de exportações brasileiras de soja começa a dar indícios de que os embarques totais ficarão abaixo das 69 milhões de toneladas estimadas pelo Departamento de Agricultura Americano (USDA), o que pode elevar o estoque de passagem de soja e pressionar negativamente os preços.

Até agora, usando o ano comercial de fevereiro a janeiro, os compromissos de exportação (grãos já embarcados + contratos já vendidos esperando embarcar) somaram 51 milhões de toneladas, ou 15% abaixo do ano passado. O USDA prevê que o Brasil deve exportar 69 milhões de toneladas neste ano, ou 18% abaixo do ano passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Das 51 milhões de toneladas, cerca de 38,25 milhões (74%) já foram embarcados. Porém, o ritmo necessário está levemente atrás da média dos últimos 5 anos para atingir o número do USDA. Ou seja, qualquer redução nas exportações de agora em diante fará com que o USDA tenha que reduzir o total a ser embarcado pelo Brasil. Estes cortes podem começar em 1-2 milhões de toneladas já no relatório de agosto.

A competição no mercado internacional continua forte. Segundo fontes da ARC no golfo dos EUA, a tonelada FOB de soja com origem no Brasil está em $ 344 até setembro, enquanto a americana está no mesmo patamar. Com a China reduzindo sua demanda, os vendedores terão que cortar preços para atrair compradores.

Análise da ARC Mercosul indica que o Brasil irá exportar 7,1 milhões de toneladas de soja em julho. Para se ter uma comparação, a SECEX divulgou em 2018 que o país havia embarcado 10,2 milhões no mesmo mês. Caso esta desaceleração dos embarques, em especial para a China, continue, o Brasil pode acabar o ano com estoques acima dos 3 milhões de toneladas, o maior desde 2016.

Continua depois da publicidade

A Conab, internamente, também já trabalha com um total de 68 milhões de toneladas, mas com viés de baixa.

Safra EUA

Mesmo com a notícia de clima desfavorável para as lavouras americanas, as cotações futuras na Bolsa de Chicago continuam sem reagir. De um lado, temos os produtores rurais daqui sem querer vender e do outro, usuários finais (e especuladores) sem pressa para comprar contratos futuros.

Essa queda de braço deriva dos pontos de vista diferentes: o produtor vê suas lavouras em condições ruins e quer preço melhor para vender. Os agentes de mercado veem estoques altos no planeta e uma demanda praticamente inexistente vindo da China, portanto, sobra de soja no mercado interno. Caso o clima por aqui continue irregular, é possível que as produtividades sejam reduzidas e com isso, preços podem subir. Se as condições de safra continuarem melhorando, vai ser difícil ver preços subindo com muita força. De agora até a colheita, o clima será o principal direcionador de preços aqui em Chicago.