ANTT publica nova tabela com valores do frete

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) divulgou hoje (05) uma nova tabela com os valores mínimos para o frete de cargas rodoviárias. O reajuste atende uma determinação da Lei 13.703/2018, que estabelece novos reajustes para a tabela sempre que preço do óleo diesel tenha oscilação superior a 10%.Em nota, a ANTT informou que a […]

Datagro

Publicidade

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) divulgou hoje (05) uma nova tabela com os valores mínimos para o frete de cargas rodoviárias. O reajuste atende uma determinação da Lei 13.703/2018, que estabelece novos reajustes para a tabela sempre que preço do óleo diesel tenha oscilação superior a 10%.

Reajuste na tabela dos fretes chega a 5%

Em nota, a ANTT informou que a alta média nos valores chega a 5%, dependendo do tipo de carga transportada. O tabelamento dos fretes atende a um pleito feito pelos caminhoneiros durante as paralisações de maio.

Apesar de agradar aos caminhoneiros, o tabelamento é criticado por lideranças do agronegócio. Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por exemplo, a medida traz insegurança jurídica para o agronegócio, além de elevar os custos da atividade.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a entidade, antes da tabela entrar em vigor, o custo do transporte, saindo de Sorriso (Mato Grosso) com destino a Santos (São Paulo), era de R$ 290 por tonelada. Após a tabela, esse valor aumentou 120%, passando para R$ 637,10 por tonelada com cobrança do frete retorno.

Os valores para o frete também estão em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o ministro Luiz Fux ainda não deu parecer definitivo para o tema.

Confira no Diário Oficial da União a publicação sobre os valores mínimos para o frete clicando aqui

Continua depois da publicidade