PIB do agronegócio deve crescer 1,9% em 2018

As projeções de alta do agronegócio para o ano foram reduzidas frente ao relatório anterior (primeiro quadrimestre)

Datagro

Publicidade

O agronegócio brasileiro deve crescer 1,9% em PIB-volume em 2018, conforme dados de janeiro a maio de 2018, analisados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), e divulgados nesta segunda-feira (20). 

De acordo com pesquisadores do Cepea, as projeções de alta do agronegócio para o ano foram reduzidas frente ao relatório anterior (primeiro quadrimestre), devido, principalmente, ao menor crescimento estimado para a agroindústria em 2018.

No geral, a agroindústria brasileira tem evoluído desde o segundo semestre de 2017. No entanto, pesquisadores do Cepea indicam que, como a economia brasileira mostra sinais muito modestos de recuperação – inferior à expectativa do mercado no início de 2018 –, a reação da agroindústria acaba sendo limitada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quantos aos preços relativos do agronegócio, o que permite realizar uma avaliação sobre a renda do setor, as estimativas atuais apontam para uma perda de 8,4%, indicando que os produtos do setor estão se desvalorizando frente à média da economia brasileira.

Tabelamento de fretes

Pesquisadores do Cepea destacam que a possibilidade de resiliência de um cenário de preços do agronegócio abaixo da média da economia brasileira e a pressão sobre custos – esta originada da política de tabelamento de fretes – podem derrubar a renda do setor. 

Continua depois da publicidade

Segundo cálculos do Cepea, com base nas matrizes insumo-produto do IBGE, o agronegócio é o setor mais vulnerável ao tabelamento de fretes na economia brasileira frente à possibilidade de elevação dos custos e a ineficiências na precificação, dado que consome cerca de 42% de todos os serviços de transporte do País.

Assim, o impacto da implementação do tabelamento de fretes deverá recair diretamente sobre a população brasileira, já que, na medida em que tende a diminuir o preço ao produtor rural, resulta em aumentos de valores no varejo. Como o agronegócio é o setor potencialmente mais vulnerável à política, o peso elevado dos alimentos e bebidas na cesta de consumo do brasileiro (aproximadamente 25% do IPCA) e o fato de que, inevitavelmente, o ônus da política acaba sendo partilhado com o consumidor final mostram o possível impacto negativo sobre o bem-estar sobretudo da população de menor renda no País.

 

Tópicos relacionados