PIB do agronegócio deve crescer 5,5% em 2018

Depois do já expressivo crescimento registrado em 2017 – de 7,6%, com importante impulso ao PIB nacional –, novamente, o agronegócio brasileiro deve crescer em 2018, segundo indica pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

Datagro

Publicidade

As primeiras estimativas para o PIB-volume do agronegócio em 2018 apontam alta de 5,5% no ano.

Diferentemente do cenário do ano passado, em 2018, pesquisadores do Cepea destacam que o impulso ao setor vem dos elos industriais, diante de estabilidade prevista para o PIB-volume do segmento primário. Desde meados de 2017, a agroindústria brasileira vem reagindo aos sinais de recuperação da economia brasileira, ainda que modestos, e recuperado sua produção e nível de empregos.

Para o segmento de insumos, estima-se crescimento de 2,9% no ano e, para a agroindústria, de 9%. Vale lembrar que o patamar de comparação, ou o primeiro bimestre de 2017, é bastante baixo. Pesquisadores do Cepea indicam que a expansão agroindustrial impulsionou ainda o segmento de agrosserviços, para o qual estima-se expansão de 6,6% em 2018, refletindo a grande quantidade de serviços necessários para o transporte e comercialização da elevada produção.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda, quanto ao relativamente modesto desempenho do segmento primário do setor, destaca-se que a variação leva em conta o patamar recorde de produção de 2017. Segundo a Conab, mesmo com a safra brasileira de grãos diminuindo 2,1% em 2018 frente ao ano anterior, ainda será a segunda maior da história.

Quantos aos preços, as estimativas atuais do Cepea/CNA apontam para perda de 6,5% nos preços relativos do agronegócio, indicando que os produtos do setor estão se desvalorizando frente à média da economia. Assim como observado em 2017, a pressão baixista da média de preços reais de produtos do agronegócio acabou suprimindo a evolução significativa em volume de produção e, com isso, estima-se queda de 1,3% no PIB-renda do setor. Entre os segmentos, a redução do PIB-renda é pressionada unicamente pelo primário, para o qual o recuo é estimado em 20,1%. Para os demais segmentos, impulsionado pelo bom volume de produção, o PIB-renda deve crescer.

Pesquisadores do Cepea ressaltam que os efeitos da atual greve de caminhoneiros, que afetam o agronegócio, ainda não são avaliados nesta estimativa do PIB. Mas essas questões provavelmente terão reflexos nos resultados do setor (ainda não sendo possível avaliar em que magnitude) e poderão ser verificados nas próximas estimativas do PIB. A princípio, de acordo com informações do Cepea, os setores de aves, suínos e leite, que já passavam por dificuldades antes da paralisação, parecem ser os mais fragilizados diante da atual greve. 

Tópicos relacionados