CEO da Monsanto fala sobre futuro da agricultura: próxima revolução está no uso de dados

Desafio do setor passa por dobrar a produção com aumento de eficiência e tecnologia

Equipe InfoMoney

Publicidade

O agronegócio precisará aumentar consideravelmente a produção nos próximos anos para lidar com o crescimento populacional. Para Hugh Grant, um dos empresários mais importantes do agronegócio global, a grande pergunta a ser respondida é como dobrar a produção de alimentos no mundo no médio ao longo prazo mantendo o espaço limitado disponível para agricultura. “Acredito que o futuro é brilhante, sou um otimista”, afirma. “A ciência dos dados vai mudar a agricultura nos próximos 20 anos do mesmo modo que a biotecnologia mudou o setor nos últimos 20 anos”, complementa o CEO da Monsanto.

Grant acrescenta que as decisões dos produtores serão cada vez mais direcionadas via gestão de dados. “Isso nos permitirá usar menos produtos químicos e com mais precisão, antes que doenças e insetos se tornem um problema”, afirma. No entanto, o CEO da Monsanto alerta que é preciso acelerar o ritmo de inovação no setor.

Em palestra no GAF Talks, evento organizado pela DATAGRO, o empresário chama atenção para o fato de que o setor não tem se transformado rápido o suficiente para acompanhar as mudanças. “A pesquisa hoje é muito fragmentada e muito pouco financiada, nós não gastamos muito para resolver os problemas do futuro.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Grant, apesar dos avanços nos últimos anos, o setor ainda demanda novos produtos e que eles sejam cada vez mais integrados. “Nós precisamos entender como produzir mais com menos água, menos fertilizantes, menos produtos químicos”, diz, embora demonstre otimismo de que a comunidade agrícola conseguirá alcançar esses objetivos.

Parte da solução passa pelo esforço colaborativo entre as diferentes empresas e representantes do setor, acrescenta Grant, incluindo entidades como a Embrapa. A própria Monsanto criou uma iniciativa chamada The Climate Corporation, em que reuniu informações públicas, privadas e dos produtores. A rede criada pela companhia conta com 640 laboratórios conectados.

O braço da Monsanto também está se preparando para lançar um programa envolvendo a ciência de dados no Brasil no próximo ano, reforçando a ideia de ampliar seu escopo de atuação, que hoje em dia é focado no desenvolvimento de sementes transgênicas. A ideia é coletar dados de campo para soja e milho com agricultores de diferentes estados do Brasil e oferecer soluções integradas para incrementar a eficiência e a sustentabilidade. “O beta testing é muito encorajador”, afirmou, sem oferecer mais detalhes.

Continua depois da publicidade

Alan Jorge Bojanic, representante do Brasil na FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), compartilha da importância do uso de dados para o setor. “Não podemos falar de agricultura de precisão sem falar de Big Data”, disse, também em palestra no GAF Talks.

Os cálculos da FAO mostram que será preciso produzir 70% mais alimentos até 2050, com a maior parte desse avanço proveniente de ganhos de produtividade. “O Big Data está sendo implementado aos poucos na agricultura, o importante é que ele não só vincula informação ao produtor como também mostra o que está acontecendo no mercado, como os consumidores e os produtores estão se comportando”, afirma.

Algumas iniciativas estão sendo implementadas no setor, como o uso de robôs, drones, mapeamento das áreas plantadas e sensores remotos, este usado há mais tempo, inclusive pela FAO, para estimar safras e projetar a produção futura. “O essencial para o Big Data é a colaboração para complementar a informação que você não tem, a troca de informação entre os distintos atores é fundamental”, complementa Bojanic.