Governo lança plano para desburocratizar processos do agronegócio

Estratégia engloba 69 medidas elaboradas com o objetivo de modernizar e desburocratizar normas e processos

Datagro

Publicidade

O governo federal lançou hoje (24) o “Plano Agro +”. A estratégia consiste em 69 medidas elaboradas com o objetivo de modernizar e desburocratizar normas e processos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Iniciativa do governo federal deve trazer ganhos de eficiência do setor

Em nota, o Ministério da Agricultura disse que medidas do plano serão implementadas imediatamente. Entre as ações previstas está o fim da reinspeção em portos e carregamentos vindos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Com a eliminação desses entraves, o setor privado e o governo devem ter um ganho de eficiência estimado em R$ 1 bilhão ao ano. Esse valor representa 0,2% do faturamento anual do agronegócio brasileiro, calculado em cerca de R$ 500 bilhões.

“A iniciativa busca justamente otimizar os recursos para proporcionar ganhos ao setor produtivo, que poderá assim gerar mais emprego e renda ao longo da cadeia do agronegócio”, destacou o ministro Blairo Maggi.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os principais gargalos burocráticos foram identificados por um grupo de trabalho criado pela ministério. Os técnicos da pasta analisaram 315 demandas do setor produtivo e estabeleceram 69 medidas para implantar nesta primeira fase do Agro +. Com isso, o governo atenderá reivindicações de 88 entidades representativas do agronegócio brasileiro.

“O plano será ampliado em 60 e em 120 dias, quando novas normas e processos deverão ser simplificados”, ressaltou o secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki.

As principais diretrizes do Plano Agro +:

Continua depois da publicidade