EUA podem produzir volume recorde de etanol em 2016

Dados da consultoria DatAgro indicam que a produção do biocombustível alcançará 59 bilhões de litros

Datagro

Carro sendo abastecido

Publicidade

Após atingir volume recorde em 2015, a produção de etanol nos Estados Unidos deve ficar acima da média por mais um ano e atingir 59 bilhões de litros. É o que aponta Plinio Nastari, presidente da consultoria DATAGRO durante a abertura da 5ª Conferência DATAGRO CEISE Br – Fenasucro.

Dados da consultoria indicam que a produção do biocombustível bateu recorde na segunda semana de julho, com 163,60 milhões de litros diários. Para o presidente da DATAGRO, mesmo com a elevada oferta nos EUA, é preciso saber se o mercado conseguirá atender o crescimento da demanda, especialmente com o aumento do consumo na China.

EUA se destaca com produção e exportação de etanol elevadas

Acompanhando a produção, as exportações do produto também cresceram. Em março deste ano, o volume embarcado aumentou 41,22% sobre igual período de 2015. “Blend wall (limite na mistura) tem levado os EUA a expandir suas vendas para o mercado externo”, destaca Nastari.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A nível Brasil, o presidente da consultoria destacou que as cotações devem direcionar o mercado de etanol. “Os preços devem continuar em recuperação no curto prazo. “A pergunta é até que limite e até quando?”

Também presente na abertura do evento, Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo disse o setor é um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico gerando R$ 45 bilhões, respondendo por 12% do volume de exportação do estado de São Paulo e pela produção de dois terços da produção de etanol nacional – “Esse é um ano positivo para o setor sucroenergético, que é responsável por cerca de 1,1 milhão de empregos diretos, que possui uma função estratégica na área ambiental por meio da produção de energia limpa e renovável”, disse Alckmin.

Entre os demais participantes, o tom era de otimismo em relação ao desempenho da indústria canavieira em 2016. “Tenho certeza que vamos recuperar os preços e todos investimentos que sempre alavancaram o setor sucroenergético”, afirmou Antônio Tonielo, presidente de honra da Fenasucro. Paulo Roberto Gallo, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), também acredita em um ano com melhores resultados para o setor. “Estamos otimistas com todo o cenário que estamos passando. Este ano será o ano da virada”.