Chegada do inverno pode prejudicar lavouras na região Sul

Especialista alerta que culturas como feijão e trigo podem sofrer mais danos com o clima

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Agora sem os efeitos do fenômeno El Niño, o inverno que começou na última segunda-feira (20) pode trazer temperaturas mais baixas para a região Sul. Segundo Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar, as chuvas na nova estação devem ficar dentro da média, porém, ele alerta para o excesso de frio nas lavouras. “Existe a possibilidade de que venham ocorrer novos episódios de geadas”.

Para o especialista, as culturas mais prejudicadas serão feijão e trigo no Paraná. Já com uma previsão de clima adverso, os produtores do Estado reduziram a área de plantio do cereal em 15% neste ano. Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a expectativa é de clima favorável para todas as culturas de inverno.

Segundo o agrometeorologista, o inverno não deve ser influenciado por fenômenos climáticos, já que não há mais indícios no El Niño. A La Ninã também não trará impactos sobre as condições do tempo. “A La Niña ainda não se instalou e, portanto, não há indícios dela. Seus efeitos só devem influenciar o clima ao longo da primavera”, ressalta Santos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para as lavouras do Sudeste, Centro-Oeste e em todo o Matopiba a tendência é de clima seco. De acordo com Marco Antônio Santos essas condições serão favoráveis à colheita do café e da cana de açúcar.