Custos de produção agropecuários apresentam queda no RS

Retração no preço dos fertilizantes favoreceu este cenário

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) acumula retração de 1,34% em 2016, segundo dados elaborados pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). Em maio, esse indicador registrou a quarta queda consecutiva, fechando em -0,60%.

Na avaliação da Farsul, historicamente, o mês de maio registra uma maior redução nos preços dos fertilizantes por influência da taxa cambial, o que impacta no IICP. A federação, indica, ainda que este é o melhor período para a compra de insumos. Nos últimos 12 meses, o IICP atingiu 6,09%, uma diferença de -1,5% do acumulado em abril. Somente neste ano, os fertilizantes apresentam uma queda de 19% nos preços. Mas a retração não atinge os agroquímicos que se mantêm em alta.

Por sua vez, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR) teve alta de 2,25% em maio em relação ao mês anterior. Os principais responsáveis pelo resultado positivo foram o Trigo (5%), Soja (3%), Milho (3%) e Arroz (1%). As principais baixas foram as carnes de Frango (-2%) e Suíno (-1%).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No ano, o IIPR acumula 2,6%, enquanto o IPCA Alimentos registra alta de 6,61%. A diferença entre os indicadores se dá pela taxa de câmbio e faz com que tenham trajetórias diferentes, comprovando novamente que não há relação entre o preço pago ao produtor e o praticado ao consumidor.