Depois de forte pressão, governo brasileiro suspende importação de café do Peru

Cafeicultores alegam que importação representa risco fitossanitários às lavouras brasileiras

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai suspender a autorização para importação de café do Peru. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, depois que a Conselho Nacional do Café (CNC) fez um pedido formal à Câmara dos Deputados, solicitando a revogação da medida, alegando risco de contaminação das lavouras brasileiras.

A medida de autorizar a importação de café do Peru faz parte de um acordo comercial estabelecido pela ex-ministra da agricultura, Kátia Abreu, em 10 de maio, dias antes de deixar o governo. A autorização, na época, foi recebida com protestos pelos produtores que classificaram como uma ameaça à produção nacional. “Trazer o café peruano para o Brasil significaria importar a praga Moniliophthora roreri e devastar culturas centenárias de nosso país”, protestou o CNC, por meio de nota.

O Ministério da Agricultura, ainda chefiado pela ministra Kátia Abreu, respondeu na época que restabeleceu os requisitos fitossanitários para a importação de café do Peru e que o país cumpriu as exigências que vinham sendo discutidas há mais de um ano. Ainda segundo o ministério, a expectativa de importação era pequena: cerca de 400 toneladas por ano, apenas de café gourmet e orgânico, sem impacto comercial ao mercado brasileiro do grão.