Sindicalistas criticam extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Trabalhadores rurais acreditam que atividade vai perder força

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Durante audiência da Comissão de Agricultura, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), sindicatos de trabalhadores rurais e parlamentares criticaram a extinção do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). A pasta foi extinta pelo presidente interino, Michel Temer, e fundida agora com o  Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Para Alberto Ercílio Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a reforma ministerial é um recuo para a agricultura familiar.

“Nós não podemos conceber a agricultura familiar relegada como se fosse uma política social, como se os grandes [proprietários] fizessem o desenvolvimento e nós uma política compensatória”, declarou, ao ressaltar que o setor responde pela produção de 70% dos alimentos consumidos no País.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, a extinção do MDA põe em evidência o embate entre dois discursos: o da agricultura empresarial e o dos produtores mais pobres. No entanto, ele argumenta que para a eficiência do agronegócio não podem existir posições em desvantagem.

O deputado Zé Silva (SD-MG) criticou a extinção da pasta, argumentando que a agricultura familiar não pode ser enquadrada na área social. Ele explicou que 55% dos produtos de pequenos produtores têm impacto no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Isso mostra que não é tema para ser tratado na área social”, disse.

Por sua vez, Caio Rocha, assessor do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário,  afirmou que a criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, vinculada à Casa Civil, ao contrário do que preveem os participantes do debate, pode favorecer a reestruturação do setor.

Continua depois da publicidade

“No momento que se cria a secretaria especial ,não se tira a responsabilidade nem se desmancha a estrutura de trabalho”, frisou. Segundo Rocha, a nova gestão deve aprimorar e ampliar políticas já existentes, como o 
Mais Alimentos – uma das linhas de crédito do Pronaf vinculada à agricultura familiar.

Ele lembrou ainda que o extinto MDA já trabalhava com 42% a menos dos recursos necessários à demanda de políticas e investimentos. O orçamento do Ministério passou de R$ 1,4 bilhão para R$ 966 milhões com as medidas de contingenciamento.

* Com informações da Agência Câmara Notícias