Safra de grãos no Paraná será 7% menor

Veja os números de produção para a principais culturas do Estado

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado a Secretaria estadual da Agricultura do Paraná, a safra de grãos em 2015/16 deve totalizar 20,6 milhões de toneladas, queda de 7% sobre os números do período anterior, quando a colheita atingiu 22 milhões de toneladas.

Segundo o Deral, o clima, sob a influência da corrente El Niño, prejudicou o desempenho de parte da safra de grãos de verão, por isso, para a segunda safra de grãos e safra de inverno, a expectativa é de cautela. Para o diretor do Deral, Francisco Carlos Siminioni, a maior parte das culturas entra em fase de risco com a chegada do inverno, e produtos importantes, como milho e feijão da segunda safra, já sofreram com excesso de chuvas nos meses de fevereiro e março, seguido de temperaturas elevadas acima da média em abril.

O diretor do departamento, disse, ainda, que a redução na oferta de produção de grãos nos mercados interno e externo elevou as cotações de praticamente todos os produtos agrícolas, com poucas exceções, o que está beneficiando muito o produtor. Segundo ele, este ano o produtor que conseguiu escapar dos reveses do clima está faturando mais, especialmente aquele que diversificou e não apostou todas as fichas em soja, plantando parte da área da primeira safra com milho, produto que vem tendo uma remuneração excelente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja os números de produção para a principais culturas do Estado:

Soja

O plantio com a oleaginosa ocupa 5,3 milhões de hectares, quase a totalidade da área agricultável neste período do ano em todo o Estado. A expectativa inicial apontava para uma produção de 18,2 milhões de toneladas, e a colheita está revelando que a produção será de 16,7 milhões. Com isso, a safra será 1% menor do que a do ano passado, quando foram colhidas 16,95 milhões de toneladas.

Continua depois da publicidade

Milho 

A produção que está em campo atualmente é o milho da segunda safra, que sofreu com a elevação da temperatura a partir do final de março e até o final de abril. O Deral já está calculando uma quebra de 4% na produção esperada. O potencial produtivo inicial previsto apontava para uma produção recorde de 12,9 milhões de toneladas. Agora, com a reavaliação do mês de abril, está sendo prevista uma produção de 12,4 milhões de toneladas, uma redução de 500 mil toneladas de milho no Estado.

Trigo 

Continua depois da publicidade

O avanço do plantio de trigo revela um recuo ainda maior na área ocupada, em relação à área plantada no ano passado. Este ano deverá ser plantado um total de 1,15 milhão de hectares, uma queda de 14% em relação aos 1,34 milhão de hectares plantados no ano passado. Com isso, a expectativa de produção é de 3,5 milhões de toneladas, segundo o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho.