Porto Rico abre mercado para carne suína brasileira

País da América Central está entre os mercados de referência para o comércio internacional, diz dirigente da ABPA

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Porto Rico, país localizado na América Central, aceitou o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com isso, o Brasil está habilitado para enviar carne suína para aquele País. Uma circular deve ser publicada pelo Mapa nos próximos dias, com o modelo de certificado para a exportação. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Por meio de nota, Francisco Turra, presidente da ABPA, avaliou de forma positiva a abertura de mais um novo mercado para o produto brasileiro.

“A venda de produtos equivalentes a seis contêineres já foi efetivada para o mercado porto-riquenho. O país segue a mesma legislação sanitária aplicada pelos Estados Unidos, que já abriu suas portas para a carne suína brasileira. É mais um mercado para o setor brasileiro, que tem buscado abrir o leque de países para os quais exporta, diminuindo a dependência de grandes compradores”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já para Eduardo Saldanha Vargas, vice-presidente da ABPA, o fato de seguir uma legislação tão detalhada quanto a do mercado norte-americano coloca Porto Rico entre os mercados de referência para o comércio internacional.  “Esta é uma conquista que fortalecerá ainda mais o setor brasileiro”, disse o executivo.

Atualmente, as exportações brasileiras de carne suína seguem ritmo altamente positivo (com 77,8% de crescimento nos volumes embarcados no primeiro trimestre deste ano).  Neste contexto, a abertura do mercado de Porto Rico deverá representar um novo fator positivo para o ritmo dos embarques, avalia a entidade.