Chuvas provocam atraso na colheita de grãos no RS

Até o momento, estima-se que as perdas nas lavouras da oleaginosa chegue a 50%, mas o levantamento final com os prejuízos ainda será divulgado pela Emater

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul causam atraso na colheita de grãos de verão. De acordo com informativo da Emater – RS, a umidade tem comprometido a qualidade da soja na região Sul do Estado, cuja retirada das lavouras está impossibilitada. Até o momento, estima-se que as perdas nas lavouras da oleaginosa chegue a 50%, mas o levantamento final com os prejuízos ainda será divulgado pela Emater.

No milho, apesar da colheita mais lenta em relação a períodos anteriores, o percentual já chega a 90% do total da área plantada. As produtividades alcançam os mesmos níveis das primeiras colheitas e apresentam boa qualidade de grãos. Nesta safra, a área plantada diminuiu, provocando aumento da demanda e uma oferta menor em relação ao ano passado.

A alta umidade no solo, associada ao frio que está iniciando, não é favorável à cultura do feijão 1ª safra, pois predispõe a planta à incidência de doenças fúngicas, principalmente a antracnose das vagens e folhas. Para evitar perdas, devem ser realizados tratamentos preventivos. A colheita do feijão avança nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, com bons rendimentos. A qualidade dos grãos colhidos também é muito boa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A colheita do arroz está paralisada em função das fortes chuvas nos últimos dias. As perdas chegaram a  20%, enquanto a colheita atinge 70% do total. É possível que com esse atraso as lavouras que ainda não foram colhidas tenham seus rendimentos afetados, reduzindo a produtividade e comprometendo a qualidade do grão. A tendência é que ao fim da colheita a produtividade média estadual, que hoje é estimada em 7.454 kg/ha, tenha que ser revista para baixo.