Redução no preço dos fertilizantes diminui custo de produção no RS

Cálculo feito pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado apontou queda de 0,67% no Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP)

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A redução no preço dos fertilizantes foi o principal responsável pela queda nos custos de produção no Rio Grande do Sul nos últimos dois meses. O cálculo feito pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) apontou queda de 0,67% no  Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) e retração de 3,93% no  Índice de Inflação da Receita dos Produtores (IIPR). 

Além dos fertilizantes, a desvalorização da taxa cambial também aliviou a pressão sobre os custos do produtor. Para o economista da Farsul, Antonio da Luz, esse é um movimento normal que deve se estender até maio. Mas a valorização do Real acentuou essa queda. No acumulado do ano, O IICP teve um aumento de 0,28% e, em 12 meses, 8,52%.

No caso da IIPR, a influência do câmbio acontece de forma diferente. Com a depreciação da taxa de câmbio, o produtor passa a sentir os baixos preços do mercado internacional, mascarados pelo câmbio. Os produtos mais atingidos foram soja (-6%) e frango (-1). Arroz, boi Gordo e trigo mantiveram estabilidade, enquanto suínos tiveram alta de 4% e Milho 6%. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.