Produtividade do milho fica acima do esperado no RS

Cereal destinado à produção de silagem apresenta rendimento de 36,6 mil kg/ha

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A colheita de grãos de verão no Rio Grande do Sul segue em ritmo acelerado e alcança 75% da área plantada. O desempenho no campo tem surpreendido, especialmente as lavouras de milho destinadas à produção de silagem, com uma produtividade média estimada em 36,6 mil kg/ha de massa verde, segundo informações da Emater – RS.

Em relação as demais culturas de verão, a colheita de soja chega a 45% do total, sendo que outros 38% já se encontram prontos para serem ceifados. As produtividades obtidas até o momento apresentam grande amplitude, podendo variar de 30 a 70 sacas de soja por hectare em um mesmo município. Entretanto, a média estadual mantém as estimativas de 3 mil kg/ha.

No caso do feijão primeira safra a colheita está em fase final restando apenas parte dos Campos de Cima da Serra. O produto safrinha apresenta bom desenvolvimento e potencial produtivo favorável. No final de março, as lavouras se encontravam em fases de desenvolvimento vegetativo (30%), floração (33%) e formação de vagem (29%). No momento, os agricultores seguem realizando preventivamente tratamentos fúngicos, pois em algumas regiões as manhãs com neblina favorecem a incidência de doenças.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nas lavouras de arroz, os trabalhos no campo seguem acelerados, especialmente no centro Leste do Estado. No momento, o percentual de área colhida no RS alcança 45% do total semeado, sendo que o produto colhido até aqui apresenta qualidade satisfatória, com os grãos obtendo bom rendimento no engenho. As produtividades alcançadas seguem dentro do esperado, em torno dos 7,6 mil kg/ha. Em muitas situações, o desempenho do cereal ultrapassa os 8 mil kg/ha.