Lavouras de soja no RS apresentam bons índices de produtividade

Produtividade da soja no Estado mantêm bons níveis, variando entre 30 e 85 sacas (de 60 kg) por hectare colhido

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A colheita de soja avança no Rio Grande do Sul e chega a 25% da área cultivada. Entretanto, o que anima os produtores é a produtividade obtida com a oleaginosa nesta safra de verão que chegou a 3 mil quilos (50 sacas) de soja por hectare, segundo dados da Emater-RS.

As chuvas que atingiram as lavouras nas últimas semanas, ao mesmo tempo que prejudicaram a maturação do grão, propiciaram a recuperação das plantas que apresentavam desenvolvimento desuniforme. “Assim, as produtividades da soja hoje no Estado mantêm bons níveis, variando entre 30 e 85 sacas (de 60 kg) por hectare colhido.

Com a preocupação voltada para as lavouras de soja, a colheita de milho no Estado perdeu espaço e segue em ritmo lento. Mesmo assim o percentual colhido alcançou 68% da área plantada. O clima estável beneficiou as lavouras do cereal plantadas de forma tardia, e é esperado a mesma produtividade obtida na temporada passada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra cultura importante para a agricultura gaúcha, a colheita do arroz foi interrompida em várias regiões produtoras pelas chuvas intensas ocorridas durante o período de Páscoa. Nesse sentido, a região Sul (Pelotas e municípios próximos) foi a mais prejudicada. Algumas áreas sofreram inundação, o que paralisou os trabalhos. 

Atualmente, a área de arroz colhida no Estado alcança 34%, índice muito abaixo da média dos últimos anos, que seria algo em torno de 60%. Já as produtividades médias seguem em níveis satisfatórios, ficando entre 7,5 mil e 8 mil kg/ha, dependendo da região.