Clima seco contribui com avanço da colheita de soja no RS

A colheita atingiu 20% da área plantada nesta safra; na cultura do milho, a área colhida chega a 63%, com rendimento acima da expectativa inicial

Datagro

Preços da soja e derivados ajudaram a segurar a inflação do setor de alimentos (Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – O clima mais seco nas últimas semanas aliado à baixa umidade do ar acelerou a maturação da soja no Rio Grande do Sul. Com isso, a colheita atingiu 20% da área plantada nesta safra. Segundo informações da Emater-RS, a produtividade das lavouras gira em torno de 3 mil kg/ha.

A Emater avalia que a colheita pode acelerar ainda mais, uma vez que 40% da área plantada com a oleaginosa está em fase de maturação. Algumas lavouras registram a ocorrência de doenças como a ferrugem asiática. Outras apresentam indícios de percevejos e ácaros, que sugere gastos com defensivos.

Na cultura do milho, a área colhida chega a 63%, com rendimento acima da expectativa inicial. Na avaliação da Emater-RS, o percentual de área colhida nos grãos poderia ser maior não fosse a preferência pela colheita da soja. As lavouras da chamada safrinha estão nas fases de desenvolvimento vegetativo e floração. As condições climáticas para o desenvolvimento da cultura continuam favoráveis, mantendo a expectativa de boa produtividade também para essas lavouras.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No feijão, a colheita da primeira safra está próxima do fim. Somente as lavouras dos Campos de Cima da Serra é que estão chegando ao final do ciclo, com boa sanidade e bons rendimentos, chegando à média de 2.400 kg/ha. Na segunda safra, ainda está em implantação cerca de 88% da área estimada para o Estado. A cultura evolui rapidamente, já se aproximando, em algumas regiões, no estágio reprodutivo, entrando em floração e início de formação de grãos.

Também beneficiada pelo clima, a cultura do arroz atinge 27% da área colhida, tendo ainda 32% da área total plantada em condições para tanto. Nas áreas já colhidas, a produtividade tem oscilado entre 7,5 mil e 8 mil quilos por hectare.