El Niño provoca queda na produção de grãos em Tocantins

Levantamento da safra de grãos divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta uma redução de 15%

Datagro

Preços da soja e derivados ajudaram a segurar a inflação do setor de alimentos (Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – O último levantamento da safra de grãos divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta uma redução de 15% na safra de grãos 2015/16 no Tocantins. Com isso, a produção agrícola deve ser de 3,58 milhões toneladas.  A queda é ainda maior em relação aos dados informados pela companhia em fevereiro, quando a redução na colheita foi estimada em 10%, com 4,22 milhões de t. 

 

Segundo a Secretaria da Agricultura do Estado, a queda na safra de grãos está relacionada com a escassez de chuvas, principalmente no mês de fevereiro, influenciado pela presença do El Niño na região.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para José Américo Vasconcelos,  diretor de Políticas da Agricultura e Agronegócio, se as previsões sobre o clima se confirmaram podem haver novas perdas nas lavouras tocantinenses. “A expectativa é de chuva abaixo do normal para os próximos três meses. Isso se torna preocupante tanto para o fechamento da colheita de soja, quanto para a produção do milho safrinha”, diz. 

As estimativas da Conab apontam uma redução de 11,4% para a soja no Estado, com colheita de 2,19 milhões de toneladas.  Para o milho é esperada uma produção de 763,13 mil toneladas, para o arroz de 551,61 mil toneladas.

A área plantada também teve redução de 3,2%, passando de 1, 24 milhões de hectares para 1,2 milhões. A soja teve aumento de área em mais de 2,4%, sainda de 849 mil hectares para 870, entretanto o crescimento da área de plantio foi prejudicado pela queda na produção.

Continua depois da publicidade