Safra de soja pode ser recorde no Rio Grande do Sul

Segundo dados da Emater-RS, a área plantada cresceu 3,92% e pode ser de 5,4 milhões de hectares

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A safra de soja na temporada 2015/16 pode atingir volume recorde e chegar a 16 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. Segundo dados da Emater-RS, a área plantada cresceu 3,92% e pode ser de 5,4 milhões de hectares. Atualmente, 5% das lavouras de soja foram colhidas, 22% estão maduras e por colher, 72%, em enchimento de grãos, e 1% da área ainda está em floração.

Além dos números obtidos na produtividade média ( 2.938 kg/ha), a colheita de soja deve ser impactada pela migração de alguns produtores do milho para a oleaginosa. Esse fator reduziu para 12,94% a área plantada com o cereal no Estado. Com isso, a produção de milho deve chegar a 4,7 milhões de toneladas, recuo de 15,89% em relação à safra 2014/15.

Atualmente, 53% das lavouras de milho gaúchas foram colhidas, 27% estão maduras e por colher, 18% estão em enchimento de grãos, 1% está em floração e 1%, em desenvolvimento vegetativo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Algumas culturas da safra de verão devem sofrer redução na colheita. Para o arroz é estimada uma produção de 7,934 milhões de toneladas, queda de 8,58% sobre a temporada anterior. No caso do feijão é esperado um aumento de 7,07% na colheita, com 7,934 milhões de toneladas produzidas.

Segundo Clair Tomé Kuhn, presidente da Emater-RS, interferências do clima como geadas tardias, chuvas intensas ou falta delas, causaram perdas em algumas regiões produtoras, fato que pode impactar nos números finais de produção do Estado que pode chegar a 28,8 milhões de toneladas de grãos em 2016.