PIB do agronegócio se recupera e cresce 0,54% em 2015

Outro fator que impactou no resultado positivo foi o desempenho do segmento“dentro da porteira” que manteve crescimento em novembro, completando cinco meses sucessivos de alta

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Em novembro de 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio registrou alta de 0,54%. Essa elevação interrompeu o movimento de queda observado até outubro do passado. Com isso, o agronegócio acumulou um crescimento de 0,12% em novembro/15 e deve fechar o ano com saldo positivo. As estimativas são feitas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Os dados das duas entidades mostram que a melhora do setor nos últimos dois meses foi resultado do comportamento do ramo agrícola, que em novembro cresceu 0,97%, acumulando alta de 0,82% na parcial de 2015. O avanço foi impulsionado pela recuperação nos preços na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a pecuária, que recuou 0,37% em novembro, passou a acumular baixa de 1,36% na parcial do ano.

Outro fator que impactou no resultado positivo foi o desempenho do segmento“dentro da porteira” que manteve crescimento em novembro, completando cinco meses sucessivos de alta, também puxados pela agricultura – no mês, o segmento básico agrícola avançou 1,21%. Das 17 lavouras acompanhadas, espera-se crescimento anual no faturamento das seguintes: batata (52,16%), cacau (2,57%), cana (3,72%), cebola (39,22%), laranja (0,86%), milho (5,01%) e soja (8,86%).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda no setor agrícola, no acumulado do ano, os insumos assumiram a dianteira, com elevação acumulada de 3,33%. A valorização do dólar frente ao Real no ano impulsionou o faturamento do segmento, especialmente via maiores preços dos fertilizantes.