Consumo de etanol bate recorde em 2015, aponta DATAGRO

Apesar do bom resultado, estimativa é de queda de 3% em 2016

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – Em 2015, o consumo de etanol hidratado atingiu recorde de 17,8 bilhões de litros aumento de 37,3% em relação ao ano anterior, de acordo com resultados apresentados nesta segunda-feira, 22, pela consultoria DATAGRO. O maior valor foi registrado em setembro, com consumo ultrapassando 1,7 bilhões de litros.

O Estado de São Paulo continua sendo principal centro consumidor, representando 52,9% do total. Mas outros estados aumentaram muito o seu consumo, como Minas Gerais e Goiás. O estado mineiro aumentou seu consumo de 0,7 bilhão de litros em 2014 para 1,8 bilhão de litros. Em Goiás, o consumo cresceu de 0,9 bilhão de litros para 1,2 bilhão de litros.

“Apesar de falta de política pública nessa área houve um crescimento relevante do consumo de etanol combustível nos últimos anos”, ressaltou o presidente da DATAGRO, Plínio Nastari, durante coletiva de imprensa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Embora o preço tenha subido bastante, o consumo tem se mantido. Mas o que explica essa manutenção do consumo, apesar dos preços elevados? Para o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, a restrição orçamentária é a reposta. “Mesmo a gasolina tendo um melhor custo-benefício, o etanol representa um dispêndio menor”, explica.

O ano de 2016, porém, não começou com boas notícias. Em janeiro não houve nenhuma região em que o hidratado foi competitivo. Por isso, Nastari acredita o cenário pode mudar. “Uma hora a crise vai bater, estamos prevendo uma redução no consumo de 3% do etanol combustível para esse ano”.