Com safra menor, governo cogita importar 1 milhão de toneladas de arroz

O atraso no plantio e o excesso de chuva no Rio Grande do Sul deixou perdas e lavouras alagadas; Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), estima redução de 15% da produtividade no estado

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A abertura da colheita do arroz começa amanhã em Alegrete, Rio Grande do Sul, em meio a dúvidas sobre a safra 2015/2016. O atraso no plantio e o excesso de chuva deixou perdas e lavouras alagadas. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), estima-se redução de 15% da produtividade no estado. 

Nesta safra, os produtores gaúchos semearam 1.052.124 hectares, redução de 6% na área em relação a temporada passada. Agora, a expectativa é colher 7,4 milhões toneladas, 15% menos à safra anterior, quando foram colhidas 8,7 milhões de toneladas. 

Números da Conab estimam que a produção nacional de arroz nesta safra vai ser 7,7% menor, totalizando 11,5 milhões de toneladas. Por isso o governo já cogita importar cerca 1 milhão de toneladas para abastecer o mercado interno. Desde de 2010, o Brasil não importa arroz. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A decisão do governo não agradou os produtores do Rio Grande do Sul. Ontem, os dirigentes da Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura garantiram que não vai haver desabastecimento do grão, uma vez que a demanda interna gira em torno de 12 milhões de toneladas. 

Neste sábado, dia 20, a vigésima sexta edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz acontece no Parque Lauro Dornelles, em Alegrete, Rio Grande do Sul.