Grande safra de grãos na Austrália desacelera queda em exportações de carne bovina

O crescimento dos rebanhos de gado confinado deve ofuscar uma queda nas exportações australianas para uma mínima de três anos na temporada 2015/16

Reuters

Publicidade

SYDNEY (Reuters) – A oferta maior de grãos para alimentação animal desacelerou a esperada queda nas exportações de gado da Austrália, com operadores de gado de confinamento utilizando os grãos mais baratos para engordar animais impactados por uma seca de três anos e vender a mercados lucrativos no Japão e na Coreia do Sul.

A ração mais barata, resultado de uma colheita de cevada inadequada para consumo humano e grandes colheitas de outros grãos, ajudou os operadores de confinamento a expandir os rebanhos às custas de produtores de gado que se alimenta de pastos.

O crescimento dos rebanhos de gado confinado deve ofuscar uma queda nas exportações australianas para uma mínima de três anos na temporada 2015/16, com os rebanhos alimentados com pastos tendo sido confinados devido à falta de alimento e água causada pela seca.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Operadores de confinamento comprarão animais de pastagem, tipicamente alimentando-os com grãos por cerca de 100 dias, para adicionar peso e então enviá-los ao abatedouro para exportação.

Atualmente, a forte demanda dos produtores de gado confinado tem sustentado os preços em leilões locais, disse Bim Struss, produtor de gado em Queensland, o maior Estado produtor de carne bovina da Austrália.

A expansão do gado confinado está se traduzindo em melhores, embora ainda baixas, vendas de carne bovina produzida com uso de grãos. Em janeiro, as vendas de carne deste tipo caíram 4 por cento em base anual, ante queda de 16 por cento da carne de animais alimentados em pastagens, mostraram dados de uma associação industrial australiana.

Continua depois da publicidade

(Por Colin Packham)