Falta de chuva pode reduzir safra de grãos em Tocantins

Estado vinha batendo recordes de produção há cinco anos, mas clima pode prejudicar a safra 2015/2016

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de cinco anos batendo recordes no índice de crescimento de mais de 10%, a cada safra, as expectativas para a safra de grãos 2015/2016 é de queda no Tocantins. Tudo vai depender de como o clima será de agora até a colheita. A atual safra está sendo marcada pela escassez de chuvas, que pode apresentar impacto na produção final.

Em praticamente todas as regiões do Estado houve atraso no plantio, e em algumas propriedades, a necessidade de replantar áreas e diminuição de área de plantio na agricultura empresarial. 

Segundo o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, o clima tem sido bastante irregular nas regiões produtoras de grãos. Durante o período do plantio (novembro e dezembro), a estiagem foi longa, choveu apenas 1/3 do normal para a região, e alguns agricultores tiveram que fazer o replantio devido à escassez da chuva. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com dados das estações climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no quarto trimestre de 2015 choveu bem abaixo da média normal climatológica. A média dos últimos cinco anos é de 644,9 mm e choveu apenas 211,0 mm.

Ainda na avaliação do Inmet, o clima segue influenciado pelo El Niño. No Brasil a previsão de término para o fenômeno é somente em junho. Até lá a tendência continua de baixa precipitação. De acordo com o Instituto, a previsão para o trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) é de 50% abaixo do normal climatológico para o extremo Norte do Estado, e de 40% abaixo do normal para o restante do Estado, já a temperatura ficará acima da faixa normal.