OMC retira subsídios a exportações de bens agrícolas

Durante a 10ª Conferência Ministerial da OMC foram proibidos imediatamente os subsídios à exportação de produtos agrícolas por países desenvolvidos.

Datagro

Publicidade

Durante a  10ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Nairobi, no Quênia, o Brasil conquistou uma vitória para o comércio de seus produtos agrícolas. Durante o encontro, foram proibidos imediatamente os subsídios à exportação de produtos agrícolas por países desenvolvidos.

A medida deve melhorar a competitividade dos países exportadores e diminuir as distorções do comércio internacional.

Em três anos, também haverá a proibição desse tipo de favorecimento para os países em desenvolvimento. A partir de agora, o financiamento de exportações com apoio oficial ficará limitado ao prazo de um ano e meio, com o objetivo de evitar distorcê-las por meio de crédito subsidiado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disse que a medida é extremamente positivo para o agronegócio brasileiro. A ministra Kátia Abreu também comentou a decisão. “Ótima conquista para nosso agronegócio. Condições de competição internacional menos distorcidas para nossos produtos”.

Ainda de acordo com o Mapa, a Conferência realizada pela OMC garante a competição internacional dos produtos brasileiros em condições mais justas e equitativas.