Agora privada, refinaria de Mataripe não repassa queda da gasolina anunciada por Petrobras

A refinaria agora está sob administração da Acelen, empresa do fundo de investimento árabe Mubadala

Estadão Conteúdo

(Getty Images)

Publicidade

Pela primeira vez uma refinaria brasileira não vai seguir os reajustes anunciados pela Petrobras, refletindo o processo de privatização de parte da área de refino da estatal. Segundo as distribuidoras de combustíveis baianas, a queda de 3% da gasolina, anunciada na terça-feira, 14, pela Petrobras (PETR3;PETR4), não será aplicada na Refinaria de Mataripe, ex-Rlam.

A refinaria agora está sob administração da Acelen, empresa do fundo de investimento árabe Mubadala, que assumiu a gestão da refinaria no final de novembro deste ano.

De acordo com o Sindicato do Comércio de Combustíveis do Estado da Bahia ( Sindicombustíveis Bahia), a Acelen informou que terá uma política de preços independente da Petrobras, e que a queda de 3% no preço da gasolina não seria repassada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A redução anunciada pela Petrobras só será praticada nas refinarias que ainda estão sob sua gestão. Como a refinaria baiana foi privatizada, não mais pertencendo à estatal federal, a política de preço da Refinaria Mataripe será independente, uma das consequências da privatização da Rlam” disse o Sindicombustíveis Bahia em nota, afirmando que não interfere no mercado e respeita a livre concorrência.

Já a Acelen se limitou a informar que sua política comercial é ser competitiva, “amparada em critérios técnicos e transparentes”. A empresa explicou que observa as oscilações naturais do mercado, “permitindo aos nossos clientes terem visibilidade e previsibilidade dos preços”, disse a Acelen ao ser perguntada sobre o reajuste.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.