Acordo da Opep+ muda foco de investidores para demanda global

Para especialista do Citigroup, mercado está muito apertado e um aumento de oferta de 400 mil barris por dia terá pouco impacto

Bloomberg

(Divulgação)

Publicidade

(Bloomberg) — A Opep+ conseguiu resolver uma disputa interna e agora planeja aumentar a oferta em 400 mil barris por dia mensalmente a partir de agosto até que toda a produção retirada do mercado seja reativada. O acordo foi impulsionado pelos Emirados Árabes Unidos, que buscavam melhores termos de produção.

Em entrevista à Bloomberg TV, Ed Morse, chefe global de pesquisa de commodities do Citigroup, disse que o mercado está muito apertado e que um aumento de oferta de 400 mil barris por dia terá pouco impacto.

A demanda está significativamente mais alta, apesar do avanço da pandemia de Covid-19 em alguns países, e os preços do petróleo devem subir muito mais quando o verão no hemisfério norte terminar, disse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Vandana Hari, fundadora da Vanda Insights em Singapura, o acordo prova que a Opep+ não está apenas intacta, mas também disposta a administrar a reposição da produção de forma gradual para evitar o risco de excesso de oferta.

O não cumprimento das cotas deve continuar sendo um obstáculo para a aliança, especialmente quando os membros se cansarem das restrições à medida que os mercados exijam mais petróleo, acrescentou.

Impacto da delta

O Goldman Sachs disse que o acordo apoia sua visão construtiva sobre o petróleo, enquanto alerta que os preços podem oscilar no curto prazo em meio à preocupação com a variante delta, disseram analistas como Damien Courvalin em relatório. Na avaliação do Goldman, o aumento planejado da produção é moderado e o déficit deve se manter.

Continua depois da publicidade

O foco agora se voltará para a demanda, já que as incertezas imediatas sobre a oferta desapareceram, disse Will Sungchil Yun, analista sênior de commodities da VI Investment, em Seul.

O acordo foi fechado sob a suposição de que a pandemia estará sob controle até o ano que vem, mas a variante delta, de rápida propagação, pode continuar a impactar os mercados de petróleo por algum tempo, acrescentou.

O pacto provavelmente pressionará os preços no curto prazo, à medida que os investidores desfazem posições diante da perspectiva de maior oferta, disse Daniel Hynes, estrategista sênior de commodities no Australia & New Zealand Banking. Mas ele destaca que o mercado ainda está relativamente apertado e a onda de vendas deve durar pouco, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita “Carreira no Mercado Financeiro” e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.