Em mercados / acoes-e-indices

XP lança plataforma de conteúdo gratuita e sem economês

Site será o primeiro no Brasil a oferecer gratuitamente uma variedade de informações e análises sobre investimentos

Karel Luketic
(Matheus Detoni)

SÃO PAULO - A XP Investimentos lança nesta quinta-feira sua nova plataforma de conteúdo, a primeira do país a oferecer gratuitamente e sem necessidade de cadastro uma variedade de informações e análises sobre investimentos.

A plataforma reúne o conteúdo elaborado por uma equipe de mais de 40 profissionais especializados, na forma de textos, vídeos e podcasts. Cerca de 250 ativos são cobertos, incluindo ações, títulos de renda fixa e fundos de investimento, imobiliários e de previdência.

“O objetivo é ajudar a pessoa física a tomar melhores decisões de investimento, com mais autonomia e independência, ao longo de sua jornada financeira”, diz Karel Luketic, estrategista-chefe da XP investimentos e responsável pelo novo projeto.

Luketic destaca que a plataforma foi planejada para atender públicos diversos. Do mais experiente, que busca informações de alto nível para investir melhor, ao iniciante, que precisa de ajuda para começar.

O investidor tem acesso, por exemplo, a análises e indicadores econômicos, sugestões de aplicações para diferentes perfis, carteiras recomendadas e dados de mercado em tempo real, além de guias com comparações de investimentos e explicações sobre conceitos básicos do mercado financeiro.

A plataforma também traz páginas específicas sobre as principais empresas de capital aberto, com informações como o preço da ação, o potencial de valorização, a tese de investimento e as notícias que o InfoMoney publicou sobre a companhia. Os dados serão atualizados automaticamente e em tempo real.

Uma das preocupações ao desenvolver o projeto foi garantir que os textos, vídeos e podcasts tivessem linguagem acessível e clara, sem “economês”, diz Luketic. "Hoje, muitas pessoas têm medo de mudar a maneira como administram seu dinheiro ou não conseguem acesso a informações que permitam atingir a independência financeira. Nós queremos democratizar esse acesso à informação", afirma.

A jornada que, na visão de Luketic, será auxiliada pela nova plataforma é o caminho que a pessoa começa a trilhar com a educação financeira mais básica, por meio de informações que mostrem, por exemplo, como sair da poupança e investir correndo o mesmo nível de risco, mas com rentabilidades maiores.

Uma vez que esse investidor passa a ter mais conhecimento sobre o mercado financeiro, pode sofisticar sua carteira tendo acesso a análises e informações de especialistas.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Os conteúdos são assinados pelas equipes de Zeina Latif, economista-chefe da XP; Samuel Oliveira, chefe da área de análise de fundos da XP; Richard Back, head de análise política da XP; e Camilla Dolle, analista-chefe de renda fixa, além do time comandado por Luketic.

Como um pilar auxiliar aos investimentos, Luketic pretende trazer também conteúdos “inspiracionais”, que mostrem como grandes gestores e empreendedores “chegaram lá”. "Serão conversas em vídeo com grandes nomes do mercado realizadas pela nossa equipe de analistas", conta.

Acesse aqui a nova plataforma

 

Contato