Em mercados / acoes-e-indices

Embraer e Vale caem quase 11% e Eletrobras dispara 54% em janeiro; confira as maiores altas e baixas do mês

Em um janeiro de fortes ganhos para o Ibovespa, apenas seis papéis do índice fecharam em queda

Ibovespa alta gráfico investimento
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O Ibovespa registrou uma expressiva alta de 10,82% no mês de janeiro entre as novas sinalizações do Federal Reserve e as perspectivas mais positivas para as reformas econômicas. 

Em meio a essa forte alta, apenas 6 ações registraram queda no período, sendo os maiores destaques a Embraer (EMBR3) e a Vale (VALE3) - praticamente empatadas entre as maiores perdas - e a Bradespar (BRAP4). 

Sobre a Embraer, apesar de ter ocorrido neste mês o aval do governo para a joint venture entre a companhia e a Boeing, o que chegou a dar um ânimo temporário para as ações EMBR3, as revisões para baixo de estimativas para as receitas da companhia e a queda do dólar (de 5,6% no mês) afetaram fortemente os papéis.

Enquanto isso, a Vale encerrou o mês em uma baixa também expressiva, sendo seguida pela sua holding Bradespar. O desempenho negativo ocorreu principalmente com o fatídico pregão de 28 de janeiro, quando o papel VALE3 caiu 24,52% e a companhia perdeu R$ 72 bilhões de valor de mercado repercutindo o rompimento da barragem de Brumadinho, que vitimou dezenas de pessoas e causou um seríssimo dano à imagem da mineradora. 

Confira as maiores quedas do Ibovespa em janeiro: 

Empresa Ticker Desempenho
Embraer EMBR3 -10,79%
Vale VALE3 -10,78%
Bradespar BRAP4 -9,39%
Gol GOLL4 -1,51%
Magazine Luiza MGLU3 -0,78%

Já as estatais dominaram as maiores altas do Ibovespa no mês, com destaque para a Eletrobras (ELET3;ELET6), com os ativos ON saltando mais de 50% com o governo de Jair Bolsonaro reforçando as sinalizações de que seguirá com o programa de capitalização da companhia e reforçando a importância da privatização como uma questão de necessidade para que ela volte a investir.

Em seguida, está a Sabesp (SBSP3), que disparou também com a continuidade das indicações do novo governo paulista, comandado por João Doria, que reforçou as suas sinalizações para a privatização ou capitalização da empresa de saneamento. 

Confira as maiores altas do Ibovespa em janeiro: 

Empresa  Ticker  Desempenho   
Eletrobras ON ELET3 +54,35%  
Eletrobras PN ELET6 +44,48%  
Sabesp SBSP3 +37,68%  
Via Varejo  VVAR3 +36,67%  
Cielo CIEL3  +34,31%  

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta de investimentos na XP.

 

Contato