Gestor explica por que acredita que o urânio é a melhor oportunidade de investimento da década

Marcelo López, gestor de recursos na L2 Capital Partners e colunista do InfoMoney, fala sobre o metal e sua visão para o mercado internacional

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O InfoMoney recebeu Marcelo López, gestor de recursos na L2 Capital Partners e colunista do InfoMoney, para explicar o que ele considera uma das maiores oportunidades do mercado na década: o urânio.

Na conversa, ele explica por que este metal tem atraído cada vez mais os investidores e como ele ainda está longe de atingir seu pico, criando uma excelente oportunidade no mercado. 

Segundo López, o urânio é completamente descorrelacionado de outros ativos, conseguindo registrar ganhos de mais de 40% das mínimas registradas em abril, enquanto o mercado de ações, bonds e outras commodities caíram. “O urânio é uma excelente maneira de você diversificar sua carteira”, avalia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o gestor ressalta o crescimento deste mercado. “A China está construindo o equivalente a um reator nuclear a cada sete semanas. A Índia está construindo bastante, a Rússia, o Japão já religou 9 reatores e tem mais 17 para religar, Coreia do Sul. Até os EUA, que 20% da matriz energética vem do urânio, estão construindo mais dois reatores”, afirma.

Outro fator positivo para o mercado de urânio é que a oferta da commodity está caindo no mundo. Segundo López, no ano passado foram produzidas cerca de 135 milhões de libras de urânio e foram consumidos, incluindo os compradores financeiros, quase 200 milhões de libras. “Já está tendo um gap na produção e isso vai aumentar mais esse ano”, avalia o gestor.

“No último bull market que teve, há pouco mais de 10 anos, as ações que menos subiram foram as da Cameco, a maior do setor, que é uma blue chip, está no Canadá, que tem a melhor jurisdição e as minas mais rentáveis. Ela subiu 1.300%”, diz.

Continua depois da publicidade

“A maior parte das ações subiram entre 3.000% e 10.000% […] e ainda teve a Paladin, que subiu 92.500%. Então quando esse mercado move, ele move muito rápido e bruscamente”, explica o gestor da L2, que montou um fundo internacional para investir em urânio.

López afirma que cerca de 95% do urânio minerado hoje é usado em reatores para gerar energia, que é a mais segura, barata e sustentável. Apesar disso, ele lamenta que hoje as pessoas, quando pensam em urânio, lembrem apenas de bombas ou desastres.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Nos últimos anos, ele avalia que 95% das empresas do setor desapareceram, mas as que sobraram têm um “potencial astronômico” porque têm pouca competição e as controladoras dos retores terão de comprar urânio exatamente destas companhias.

Recessão nos EUA, Tesla e cannabis
Na entrevista, López reforçou uma visão que já tinha desde o ano passado, em outra entrevista ao InfoMoney, apontando que o cenário para o mercado norte-americano é muito perigoso e sugere cautela ao investidor. Para ele, a bolsa está passando por uma bolha ainda maior que a das pontocom ou a imobiliária na década passada.

Mesmo sobre algumas das grandes empresas americanas, como as FAANG (Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google), ele avalia que não é o melhor momento para se investir, apesar de enxergar bons negócios.

O gestor também fez uma avaliação de uma das empresas mais polêmicas de 2018, a Tesla, que para ele, é uma ótima opção para ficar short (operar vendido, ou seja, apostando na queda das ações). Ele afirma que a companhia tem sérios problemas de dívidas e que a gestão de Elon Musk não traz confiança para o investidor após tantas promessas não cumpridas.

Por fim, López comenta ainda o mercado de cannabis, que tem tido um crescimento muito rápido internacionalmente. Para ele, há um bom futuro para o negócio, mas o momento ainda é de se manter afastado até que seja possível entender melhor este mercado.

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.