Juros ampliam queda no fechamento após discurso de Powell trazer alívio

As declarações de Powell acenderam o apetite pelo risco de forma generalizada, enfraquecendo o dólar e impulsionando as bolsas

Estadão Conteúdo

Publicidade

O discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, ampliou no Brasil o ritmo de queda dos juros futuros, especialmente nos vencimentos intermediários e longos onde as taxas encerraram a sessão regular em baixa de mais de 10 pontos-base.

Passaram a renovar mínimas, reagindo à expectativa de que o ciclo de aperto monetário norte-americano possa estar perto do fim.

“As taxas ainda são baixas para os padrões históricos e permanecem um pouco abaixo da ampla gama de estimativas do nível que seria o neutro para a economia”, afirmou Powell, em discurso realizado no Clube Econômico de Nova York.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As declarações de Powell acenderam o apetite pelo risco de forma generalizada, enfraquecendo o dólar e impulsionando as bolsas.

Na curva, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2020 encerrou em 6,940%, de 7,012% no ajuste anterior, e a do Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2021 caiu de 8,003%, para 7,91%. A taxa do DI para janeiro de 2023 fechou em 9,12% (9,243% no ajuste anterior) e a do DI para janeiro de 2025 recuou de 9,772% para 9,67%.

Para Paulo Nepomuceno, estrategista de renda fixa da Coinvalores, a declaração de Powell sinaliza que o processo está terminando. “Teremos, muito provavelmente, mais uma alta em dezembro e mais uma para o ano que vem”, disse.

Continua depois da publicidade

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e gratuita

Ele pondera, no entanto, que é preciso aguardar porque o mercado pode passar a olhar outras coisas, em especial se passar a relacionar a intenção do Fed de antecipar o fim do ciclo a alguma preocupação com o crescimento da economia dos Estados Unidos.

Esse ponto ganha relevância às vésperas da reunião dos líderes do G-20, que começa na sexta-feira em Buenos Aires.

Continua depois da publicidade

No evento, o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai alertar sobre os sinais de que a expansão global pode estar ficando mais moderada e a atividade mundial pode perder fôlego mais rapidamente que o previsto, de acordo com documento preparatório para o encontro divulgado nesta quarta-feira.

O texto afirma que os riscos de piora da atividade mundial cresceram e fala da “necessidade urgente” de se reduzir as tensões comerciais no planeta.

Internamente, o investidor segue de olho na possibilidade de votação do projeto que revisa o contrato de cessão onerosa entre a Petrobras e a União, ainda nesta quarta-feira no Senado.

Publicidade

O presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, futuros ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, estão reunidos para discutir a elaboração de uma medida provisória que viabilize a votação.

A medida poderá destinar 20% do bônus da cessão onerosa para estados e municípios, como saída para que o Senado não tenha que alterar o texto em votação, que não prevê a repartição, fazendo com que ele tivesse que voltar para análise da Câmara.